Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Grupo da Argélia quer construir complexos portuário e agroindustrial no Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/03/2015 21h11

O governador Simão Jatene recebeu na tarde desta sexta-feira (27), na sede do Palácio do Governo, diretores do grupo argelino Cevital, que anunciaram ao governador o propósito de implantação, no Porto de Vila do Conde, no município de Barcarena, e em Santarém, no oeste do Estado, de complexos portuário e agroindustrial, contemplando esmagadoras de soja. De acordo com o grupo, as obras devem ser realizadas em três anos. “Assim que tivermos as licenças podemos iniciar as obras”, garantiu Adam Iskounen, diretor para Assuntos Internacionais do Grupo Cevital.

Ele anunciou ainda a disposição da empresa em participar de consórcios para viabilização da Fepasa (Ferrovia Paraense), ligando o sul do Pará ao Porto de Barcarena, e numa segunda etapa ao futuro porto de Colares, no nordeste paraense. A autorização para a realização dos estudos de viabilidade da ferrovia foi dada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

Paulo Hegg e Adam Iskounen representaram o grupo empresarial na reunião, e garantiram interesse em contribuir com a economia do Estado. “O Pará tem sido trânsito de muita matéria prima para diversas regiões. Queremos agregar valor a essa matéria, desenvolvendo renda e trabalho, e gerando produção para nossas próprias indústrias, a fim de atender primeiro o mercado local e depois o externo”, explicou Paulo Hegg, conselheiro de Investimentos do grupo.

Para o governador, o projeto é, sem dúvida, um dos mais importantes para o Estado. “Ele tem a função de integrar a região mais dinâmica do Estado, como porta de entrada e saída. Ele vai pegar o sul do Pará, que está numa crescente produção de grãos e também mineral, o centro do Estado, com a questão mineral, e o norte, que além do minério e dos grãos tem a produção de óleo de palma. Todos serão envolvidos”, afirmou Simão Jatene.

O secretario de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, que está tratando com o grupo, disse que o empreendimento na área do agronegócio vem ao encontro da verticalização da matéria prima defendida pelo governo estadual, viabilizando a produção de soja nas regioes dos municípios de Paragominas e Santana do Araguaia, além de agregar valor à soja que vem do Mato Grosso.

 Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes, e José Severino Filho, presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec).