Programação marca os 14 anos de fundação do Hospital de Clínicas
A Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) comemora 14 anos de existência, nesta quarta,01. Para marcar a data, uma programação especial foi preparada para servidores e pacientes. Um dos momentos mais esperados é o 1º Encontro da Saúde do Trabalhador, que contará com palestras e ações de saúde.
O HC é uma instituição do Governo do Estado do Pará vinculada à Câmara Setorial de Políticas Sociais. O projeto arquitetônico teve início em 1982, mas a primeira fase de construção só começou em 1985, com recursos do Ministério da Saúde. A área escolhida para a construção do hospital era ocupada pelo Centro Comunitário Brigadeiro Eduardo Gomes, localizado na Travessa Alferes Costa.
O Hospital foi batizado com o nome de Hospital de Clínicas Gaspar Vianna em homenagem ao grande médico e cientista paraense. Em 1987, foram inaugurados a Clínica Psiquiátrica, o Bloco de Acesso e Serviços Externos, parte do Estacionamento e o Bloco de Serviços Gerais, mas só em 1989 os leitos foram disponibilizados para a população. Em 1991 foram inaugurados o Ambulatório de Especialidades e parte da Administração.
Com recursos do projeto Reforsus, a instituição passou de 11 mil metros quadrados para mais de 22 mil metros quadrados de área construída, tornando-se um dos mais completos hospitais do Brasil. Hoje é referência estadual em Psiquiatria, Cardiologia e Nefrologia com excelência e humanismo.
A instituição foi transformada em Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e deixou de ser um estabelecimento voltado apenas para as Clínicas Básicas e Psiquiatria. Além de continuar como Referência em Psiquiatria, passou a ser Referência em Nefrologia e Cardiologia, oferecendo consultas e internações em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica e Clínica Ginecológica e Obstétrica, voltadas prioritariamente a pacientes que se encaixam no perfil das novas referências.
A principal missão do Hospital de Clínicas é garantir atendimento ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade, além apoiar o ensino e pesquisa na área de saúde. A fundação foi concluída em setembro de 2000, pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Saúde, mas sua fundação oficial só foi realizada em 1º de abril de 2001.
De acordo com dados de 2014, a Fundação conta com 1.633 funcionários, além de 295 terceirizados. A produção ambulatorial de consultas médicas realizadas em todas as clínicas foram 54.213. Os exames realizados ou que ainda se encontram em procedimento atingiram o número de 737.394 e as internações chegaram a 4.755.
O Hospital conta com o Centro de Hemodiálise Monteiro Leite, que atende 189 pacientes em três turnos, além da UTI Coronariana, única do tipo disponível na rede pública de saúde do Estado. A Unidade Coronariana dispõe de dez leitos padrão UTI, equipados com aparelhos de última geração, e com a finalidade de prestar atendimento especializado e intensivo aos pacientes internados com síndrome coronariana aguda (infarto agudo e angina instável), reduzindo o surgimento de intercorrências como arritmias cardíacas, choque cardiogênico ou reinfartos que aumentam o risco de morte. Possui também leito de isolamento, suporte de hemodiálise e farmácia satélite, que muito facilitam o atendimento prestado aos pacientes.
Uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais capacitados para o atendimento a pacientes com patologia cardiovascular e a seus familiares, compõe a equipe da UTI.
Saúde do Trabalhador - O 1º Encontro da Saúde do Trabalhador tem o objetivo de manter a rotina da educação continuada com os servidores, tendo como principal assunto a importância dos exames periódicos, ressaltando os diversos tipos de pesquisas levando em consideração gênero, idade e setor dos trabalhadores. A coordenação do evento está sob a responsabilidade dos Serviço Especializados de Engenharia e em Medicina do Trabalho (Sesmet). “O primeiro encontro está sendo formado como uma forma de chamar atenção. O SESMT já faz o diálogo de segurança do trabalhador setorialmente há mais de 7 anos, mas essa é uma forma de ter uma abrangência oficializada, com caráter formal, além de coincidir com o aniversário do hospital”, explica Osvaldo Peixoto, médico do trabalho.
Serviço
Data: 01/04/2015 (Quarta-Feira)
Horário: 8 - 16h
Local: Hall do Ambulatório e Administração, Auditório e Salas da GEP
Palestras
- Doenças relacionadas ao trabalho e Meio Ambiente
- Acidentes de trabalho: Repercussões. Acidentes biológicos e por agressões físicas
- Vacinação: Ação preventiva do trabalhador
Ações de Saúde
- Orientação em Saúde Renal e Cardiológica
- Percepção e Deglutição: O prazer de viver
Oficinas para adultos e crianças do ambulatório
Sessões de Embelezamento e Estética
- Corte de cabelo, escova e chapinha
- Hidratação dos pés e mãos
- Massoterapia
- Aula de auto-maquiagem para o trabalho