Reserva técnica de sangue no Hemopa ainda precisa de reforço
O estoque do banco de sangue da Fundação Hemopa continua em baixa, principalmente nos tipos sanguíneos negativos. Mesmo mantido o funcionamento durante a Semana Santa, o hemocentro ainda não conseguiu recuperar a queda em 30% no número de doações, o que compromete a reserva técnica responsável pelo atendimento de 218 hospitais em todo o Estado. Desde a última segunda-feira, 6, o Hemopa coletou 523 bolsas, sendo que no sábado, 4, quando a sede funcionou excepcionalmente até às 12h, foram coletadas apenas 53. A média ideal de doações de sangue é de 250 bolsas por dia, somando as doações feitas tanto na sede quanto na estação Hemopa Castanheira. No entanto, o hemocentro só tem atingido metade desta meta.
Segundo a assistente social Juciara Farias, titular da gerência de captação de doadores, é fundamental que as parcerias que o Hemopa têm com diversos segmentos da sociedade envolvam-se no restabelecimento do estoque de sangue. ‘’Contamos com a colaboração das empresas que são nossas parceiras, com os doadores de repetição e também com a mobilização de familiares de pacientes. Com este apoio, esperamos normalizar o nível do estoque de sangue e oferecer a retaguarda necessária aos hospitais e à população’’.
‘’Minha filha tem anemia falciforme e precisa de três transfusões, em média, por mês. Não fosse a solidariedade do doador de sangue ela não estaria mais aqui’’, conta a dona de casa Elisângela Feitosa Silva, 29, que a cada dois meses precisa trazer a filha Kauane Feitosa, 9, de Itupiranga à Belém para ser consultada pelo serviço de hemoterapia e hematologia do Hemopa. ‘’A Kauane recebe transfusões de sangue no hemocentro de Marabá, mas precisamos vir a Belém para fazer um acompanhamento detalhado da saúde dela. Ter o Hemopa perto da gente nos tranquiliza, mas sempre que sabemos das baixas no estoque ficamos preocupadas’’, explica Elisângela.
Doador voluntário de sangue há oito anos, o carpinteiro Oséias Albuquerque Rodrigues, 35, conta que vem ao Hemopa a cada três meses colaborar com a manutenção do nível de sangue no estoque do hemocentro. ‘’Esta é uma responsabilidade de todos nós. Doo sangue para quem estiver precisando. É preciso estar sempre disposto a ajudar, porque todas as doações são importantes e espero que as pessoas que têm condições tambérm façam sua parte’’, diz o doador.
Quem pode doar sangue: Pessoas com boa saúde, peso acima de 50 kg e idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsáveis. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum, ao contrário, aconselha-se ao doador que esteja bem alimentado antes da coleta. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três.
Serviço: A sede da Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo do Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280 8118.