Seminário debate avanços e aplicação da Lei de Libras no Brasil
Em abril de 2002, o então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 10.436, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Entre os direitos garantidos, estão o atendimento e o tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva em instituições públicas, empresas e em serviços públicos de saúde. Além disso, a lei garante a inclusão do ensino de Libras nos cursos de formação como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Para debater os avanços e a aplicação da lei na sociedade, o curso de Letras/ Libras da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove o I Seminário Comemorativo ao Dia Nacional da Lei de Libras, na próxima segunda-feira, 4, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).
A assessora pedagógica do curso de Letras/ Libras da Uepa, Márcia Simone, ressalta que o seminário vai abordar a luta para firmar a Libras como algo fundamental na sociedade. “Os ouvintes precisam entender com clareza a importância das Libras”, afirma. A programação inclui palestras sobre a experiência profissional em Libras na universidade e a defesa do movimento da Língua de Sinais no Brasil.
O I Seminário Comemorativo ao Dia Nacional da Lei de Libras ocorre no horário de 14 às 18h, no auditório do CCSE da Uepa, localizado na Travessa Djalma Dutra, s/n, no bairro do Telégrafo, em Belém. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do e-mail [email protected] ou no local do evento.