Governo garante melhorias na política de valorização dos servidores públicos
Servidor público da prefeitura de Bragança, nordeste paraense, Enivaldo Reis, 40, acompanha atento as aulas do curso de formação de pregoeiros, uma parceria entre a Escola de Governança Pública do Estado (EGPA) e diversas prefeituras do interior. Responsável pelo processo de licitação do órgão onde trabalha, Enivaldo diz que não pensou duas vezes quando soube da oportunidade. “Eu me senti valorizado quando soube desse curso. Qualquer nova oportunidade de formação e capacitação sem pagar nada é um incentivo para a gente continuar na profissão que escolheu”, afirma o servidor.
Assim como Enivaldo, centenas de funcionários públicos de órgãos municipais e estaduais do interior já foram beneficiados pelo projeto de municipalização dos cursos de formação da EGPA. Entidade referência em capacitação do servidor, a Escola de Governança dispõe atualmente de 20 cursos livres, 24 cursos de capacitação direcionados aos profissionais do interior e cerca de 40 cursos específicos – realizados em parceria com outras secretarias do Estado, além do projeto de municipalização, que leva as aulas de formação para as cidades do interior.
“Além disso, a escola oferece mais dois cursos de especialização nas áreas de gestão de pessoas e gestão pública. A ideia é ampliar cada vez o raio de abrangência dos nossos cursos de capacitação. Prova disso são os projetos do curso de mestrado e das aulas na modalidade educação á distancia, que em breve já serão uma realidade na EGPA. O nosso foco é capacitar e proporcionar mais auto estima para o servidor. Pois, quanto mais qualificado, melhor será a melhoria da função dele, que é o nosso objetivo fim”, ressalta Manoel de Oliveira, diretor de área técnica da EGPA.
Além dos cursos de capacitação, o governo do Estado também oferece, através da Secretaria de Administração (Sead), diversos programas de valorização para o servidor. Entre as principais ações estão o programa Servidor na Academia, descontos em escolas e universidades, polos de perícia médica e a Corrida e Caminhada do Servidor Público, realizada desde 2012 no Parque Ambiental do Utinga, em Belém.
“Todas essas ações são uma busca continua. Quanto mais investimos na valorização e capacitação do servidor, mas ele se sentirá valorizado, e, consequentemente, mais produtivo no trabalho”, explica Sandra Henderson, diretora de gestão da política de saúde ocupacional do servidor.
Usuária do programa Servidor na Academia há três meses, a servidora pública da Sead, Terezinha Martins, 28, afirma que já sente as mudanças provocadas pela prática esportiva. “Eu resolvi aderir ao programa por uma questão de saúde. Devido ao meu sedentarismo, acabei adquirindo outras doenças como dores na coluna e cansaço que afetavam diretamente a minha rotina no trabalho. Subir escadas, por exemplo, era sempre uma tormento”, conta.
Com o apoio do programa, que concede descontos em diversas academias de ginástica da capital e do interior, a servidora mudou completamente a rotina. E hoje, garante estar muito mais disposta no ambiente de trabalho. “A mudança que a pratica diária de exercícios trouxe para a minha vida foi transformadora. Agora posso subir e descer as escadas da Sead sem ficar ofegante ou com dores na perna”, ressalta Terezinha.
No Instituto de Assistência dos Servidores do Pará (Iasep), as atividades em favor do trabalhadores público também ocorrem durante o ano todo. O instituto conta com programas de promoção e prevenção à saúde para vários perfis, disponíveis em 40 municípios do Estado. Entre as ações estão o projeto Assistência Domiciliar, o Programa Vitalidade (destinado a idosos), o Programa Iasep Móvel e o Mais Mulher, que atende cerca de 800 servidoras por mês.
“Trabalhamos o ano inteiro com prevenção de saúde. Esta é a essência do nosso trabalho: cuidar do servidor público”, afirma a presidente do Iasep, Íris Gama. Segundo ela, nos últimos quatro anos o órgão teve aumento de 27% na rede credenciada e um crescimento de 63% na execução de novos procedimentos como as radiocirurgias e as cirurgias de bucomaxilo. “O Iasep é um plano com o qual entra em qualquer hospital de alta complexidade dentro desse Estado”, afirma Iris.
Outra forma de valorização, aponta Alice Viana, secretaria de Administração, foram os reajustes de 8,5% nos salários dos servidores públicos estaduais. O aumento, anunciado no último mês, gerou um impacto de R$ 12,8 milhões na folha de pagamento do Estado, considerando servidores ativos e inativos, com o acréscimo de R$ 128 milhões na folha. Valores que já incluem o 13º salário do ano de 2015. De acordo com a Sead, o Executivo Estadual tem hoje 107 mil servidores públicos ativos e 45 mil aposentados
"Dez Estados Brasileiros não conseguiram sequer dar um reajuste salarial por meio da data-base. O Governo do Pará, em mais um esforço e compromisso com seus servidores, mantendo não apenas a folha de pagamento dos servidores em dia, assegurou a política de reposição integral da inflação do período, cumprindo mais um compromisso com o servidor estadual", destaca a secretária.
<