Seduc prepara ações pedagógicas direcionadas para a Redação no Enem
“A pessoa deve ler não apenas para a prova de Redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas, sobretudo, entender que ler é algo que serve para a vida toda”. A colocação é do escritor e arte-educador da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), Antônio Juraci Siqueira, integrado às ações da secretaria na preparação dos alunos da rede pública estadual para as provas do Enem no que tange à Redação.
Considerada por muitos estudantes, em particular vestibulandos, como o “bicho-papão”, a Redação é alvo de uma programação de ações pedagógicas no ano letivo de 2015 por parte da Seduc nas escolas da rede estadual em Belém e nos municípios do interior do Estado.
Nesse contexto, Antônio Juraci destaca: “A leitura é primordial na nossa vida, é lendo que se aprende a escrever, que se aprende a falar melhor. Não tem outro caminho. E a minha fala nas escolas às quais eu vou para abordar a importância da leitura é de que você chegue na leitura não por obrigação. Leitura obrigatória é um palavrão. Você tem que chegar na leitura pelo prazer e depois que você ganha esse prazer nunca mais para de ler. É algo automático, quanto mais você lê mais você aprende, porque tudo vem em decorrência da leitura”.
Na nova proposta curricular do Ensino Médio adotada na rede estadual, priorizando os conteúdos do Enem, a Seduc atua na formação continuada de professores e na orientação e acompanhamento dos estudantes, a partir do Guia do Estudante, com os conteúdos do Exame, publicação essa da própria secretaria. “Nós sabemos que a Redação representa 20% da nota final do Enem e, então, estamos dando uma atenção redobrada a essa parte da avaliação. Uma parte essencial para a aprovação de quem pretende ingressar no ensino superior”, afirma a diretora de Ensino Médio da Seduc, Clara Yunes.
Clara chama atenção para o fato de que um zero na Redação elimina automaticamente o candidato no exame. “A partir dessa realidade, entendemos que temos que trabalhar a Redação na escola. Devemos trabalhar as cinco competências relacionadas à Redação do Enem; ter o domínio da língua padrão (diferenças entre como se fala e como se escreve). Outro aspecto importante é não fugir ao tema. O aluno não pode deixar uma folha em branco na prova, por mais que ele faça a sua redação no rascunho ele vai ter que transcrever para a folha original, a folha-padrão”.
Dissertação e narração costumam ser confundidas pelos estudantes, complicando o desenvolvimento do texto. Daí ser imprescindível o estudo sistemático e aprofundado por parte dos alunos e a atuação estratégica dos professores. “Os professores, em processo permanente de capacitação, fazem o monitoramento dos estudantes nas escolas, como parte da proposta de nós prepararmos os alunos em condições tranquilas de participar do Enem”, destaca Clara Yunes.
As cinco competências da Redação no Enem são: domínio da língua culta; compreensão do tema; seleção e organização de informações e argumentos no texto; coerência nos argumentos, mediante uso de advérbios e conjunções (coesão textual) e a construção de proposta para o problema enfocado no tema da Redação.
Além das explicações dos professores em sala, os estudantes encontram informações detalhadas sobre como fazer uma boa Redação em sites na internet e também em livros e revistas sobre o tema disponíveis em bibliotecas.