Professores recebem capacitação do Núcleo de Tecnologia Educacional
Professores da escola General Gurjão, localizada na rua Triunvirato, Cidade Velha, estão recebendo qualificação nos cursos tecnológicos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). A capacitação dos docentes é voltada para as novas ferramentas midiáticas. Com essa capacitação os professores estão aprendendo como usar as novas tecnologias digitais que serão usadas com os alunos em salas de aula.
O objetivo do curso é inserir as novas tecnologias nas escolas, o que já é uma realidade no Pará. Os cursos são desenvolvidos pelo NTE na plataforma E-proinfo - Programa Nacional de Informática na Educação, criado pelo Ministério da Educação (MEC), na modalidade Educação a distância - EAD, com duração de 4 meses, sendo oferecido em todo semestre, contemplando as escolas da rede pública estadual. O curso conta com certificação de reconhecimento nacional e é enquadrado como curso de aperfeiçoamento. Os cursos são na modalidade semi-presencial e presenciais.
Segundo a professora do NTE, Magna Margareth, o curso é muito importante porque envolve as novas ferramentas digitais como facebook, instagram, whatsapp, entre outros aplicativos. “Com o avanço da tecnologia não podemos ficar de fora. Nossos alunos são conhecedores dessas ferramentas, mas muitos deles utilizam de uma forma errada. Com essa capacitação vamos ajudar os estudantes a usá-las de forma adequada para a educação”, esclarece Magna Margareth.
O E-proinfo é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complementando os cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância ao processo ensino-aprendizagem.
O professor de língua inglesa, Guilherme Pastana, um dos participantes do curso, explica que procurou fazer o curso para se adequar nas novas tecnologias digitais. “O curso nos ensina muita coisa sobre ferramentas que não conhecíamos. Facebook e whatsapp podem ser utilizados de forma adequada para a educação”, destacou o professor.
O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) conta com ambientes computacionais com equipe interdisciplinar de professores multiplicadores e técnicos qualificados, para dar formação contínua aos professores e assessorar escolas da rede pública (Estado e Município), no uso pedagógico bem como na área técnica (hardware e software).
<