Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas” será tema de seminário

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/05/2015 13h44

Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, técnicos de Saúde, de Educação e da Assistência Social participarão do Seminário de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), que será realizado entre os dias 12 e 13 deste mês, na Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), em Belém, sob a articulação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de DST/Aids; Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Ministério da Saúde, Unicef e Sociedade Civil.

O evento é alusivo ao Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), que é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), cuja finalidade é contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação.

Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos. Alicerçado em uma demanda da população, foi implantado em 2009 no Pará e mais 25 estados do Brasil, no Distrito Federal e em aproximadamente 600 municípios brasileiros.

De acordo com informações da psicóloga Marília Magalhães, integrante da Coordenação Estadual de DST/Aids, até o momento o programa foi implantado em 46 municípios do Estado do Pará que possuem formação continuada de profissionais de educação e saúde, alunos multiplicadores e representantes da Sociedade Civil.

Entre os temas que serão tratados no seminário estão a dimensão nacional e estadual do quadro das DST/Aids; direitos sexuais e direitos reprodutivos x violência sexual; história da sexualidade e sexualidade da pessoa com deficiência; drogas, sexualidade e gravidez na adolescência; metodologias pedagógicas de saúde e prevenção na escola.

Também serão realizadas oficinas para os adolescentes sobre sexualidade, feminilidade, namoro, direitos sexuais, saúde sexual, saúde reprodutiva e métodos contraceptivos. Para os professores, as oficinas tratarão de sexualidade e discriminação, pessoas usuárias de drogas, a busca de novos caminhos para prevenir DST/Aids, doenças sexualmente transmissíveis e Aids, planejamento de uma ação integrada, entre outros.

No decorrer da atividade serão apresentadas experiências de sucesso e também dificuldades enfrentadas por escolas dos municípios de Belém, Ananindeua, Santa Bárbara, Marituba, Benevides, Abaetetuba, Acará, Barcarena, Bragança, Castanhal, Salinópolis, Tailândia, Tomé-Açu, São Miguel do Guamá, Capanema, Moju, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Ulianópolis, Irituia, Aurora do Pará, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Igarapé-Miri, Itupiranga, Ipixuna, São João do Tocantins, Paragominas, Parauapebas, Marabá, Santarém, Redenção, Altamira, Garrafão do Norte, Eldorado dos Carajás, Dom Eliseu, Ourilândia do Norte, São João do Araguaia e São Domingos do Araguaia.

Além dos órgãos que compõem o Grupo Gestor do projeto, participarão do seminário representantes da ONG Rede de Jovens + Pará e do Conselho Regional de Psicologia (CRP-10).