Uepa festeja 22 anos com serviços, dança e música para a comunidade
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) celebra 22 anos de existência neste mês de maio e o aniversário será comemorado junto com a comunidade, neste sábado (16), na Praça Brasil. Durante toda a manhã, iniciativas de ação social voltadas para a saúde, cultura e qualidade de vida serão realizadas no local.
Durante as apresentações de carimbó, dança e de acadêmicos de música da Uepa, exames de glicemia, verificação de pressão arterial, vacinação e avaliação nutricional serão oferecidos para a comunidade. Pintura facial, brinquedoteca, contação de histórias para crianças e aulão de ritmos também farão parte da programação.
Nesses 22 anos de história, uma das conquistas mais recentes foi a adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio que, na avaliação do reitor Juarez Quaresma, só trará benefícios aos futuros alunos. “Nós temos um processo seletivo que oferta vagas em 27 municípios e o Enem é aplicado em 83 localidades. Além disso, o aluno só vai estudar um programa, se submeter a apenas uma prova e disputar vagas em várias instituições de ensino superior no Estado, já que todas as públicas do Pará adotam o Enem”.
O reitor destaca que o Exame irá beneficiar os alunos da rede pública. “Já foi comprovado pela universidade que o número de alunos que se inscreve no Prise pela escola pública é maior, mas quando passa para a segunda e terceira fases predominam os alunos de escolas privadas. E agora estará todo mundo no mesmo patamar”.
Outros benefícios do Exame são as chances de concorrer a vagas em editais nacionais e internacionais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e bolsas integrais ou parciais do Programa Universidade para Todos (Prouni), Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Ciências Sem Fronteiras.
O Processo Seletivo da Uepa em 2015 foi o primeiro a destinar 30% do total de vagas a alunos oriundos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais em instituições particulares, localizadas no Pará, por meio de sistema de cotas sociais.
Outra novidade foi a inclusão do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais, no município de Igarapé-Açu, com a oferta de 40 vagas, divididas entre Prise e Prosel. Em 2015, foram disponibilizadas 1.310 vagas para Belém e mais 1.606 para os demais municípios paraenses, num total de 2.916 vagas.
Atualmente, a universidade oferta 25 cursos de graduação e 40 cursos de pós-graduação em Lato Sensu e Stricto Sensu, divididos em 20 campi, sendo cinco na capital. São eles: campus I, Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE); campus II, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); campus III, Curso de Educação Física; campus IV, Escola de Enfermagem Magalhães Barata; e campus V, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Ainda em Belém, a Universidade dispõe do Centro de Ciências e Planetário do Pará e da Editora da Uepa (Eduepa).
A instituição também está presente nos municípios de Paragominas, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia, Cametá, Salvaterra e Castanhal.