Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Pará vai sediar o VI Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/05/2015 14h13

De 11 a 13 de novembro o Pará sediará o VI Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi, que acontecerá em Conceição do Araguaia, sudeste do Estado. Juntamente com Floresta do Araguaia, o município lidera o ranking nacional de produção do fruto. Durante os três dias da programação, que vai reunir produtores, técnicos, cientistas, pesquisadores e empresários, serão realizados cursos de capacitação, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos, palestras e exposição. A agenda do IV Simpósio foi feito oficialmente na manhã desta segunda-feira, 18, durante um encontro que reuniu, no Hangar, representantes do Sebrae-PA e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado, com o governador em exercício, Zequinha Marinho.

"Essa é uma oportunidade de chamar a atenção não apenas para a produção, mas para divulgar as potencialidades do Estado, incluindo as belezas naturais. “O Pará é muito bonito. E essa beleza está tão entranhada no nosso cotidiano que passa despercebida, por isso acredito que esse evento será mais um atrativo para quem vem de outros estados”, afirmou o governador em exercício. 

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de abacaxi, com as maiores lavouras concentradas nos estados do Pará, Paraíba e Minas Gerais. Na opinião do diretor geral da Adepará, Luciano Guedes, em pouco tempo a produção paraense poderá ser expandida. “Temos condições de triplicar, em curto prazo, a produção do abacaxi e de nos tornarmos um dos maiores produtores do mundo. Esse é o desafio do governo do Estado”, declarou, destacando a importância da realização do Simpósio no Pará. “Por liderarmos o ranking brasileiro, nada mais justo do que trazer esse evento para cá a fim de que possamos discutir tecnologia, mercado, manejo e centralizarmos, aqui, a atenção do resto do País para a produção do abacaxi”.

O diretor-superintendente do Sebrae Pará, Fabrizio Guaglianone, falou da importância da parceria público/privada no desenvolvimento do agronegócio no Estado. “É uma colaboração importante pois, enquanto o governo entra com as políticas públicas, o Sebrae soma com as secretarias estaduais no apoio técnico, complementando essa força-tarefa. Com isso ganham a população, os produtores e o Estado, como um todo”, reiterou.

A reunião contou, ainda, com a presença do representante do Instituto Federal do Pará (IFPA), André Miranda, e da adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Eliana Zacca.