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Pedagogos contribuem para avanços na educação do Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/05/2015 14h13

O processo permanente de aperfeiçoamento das atividades pedagógicas nas escolas, em diálogo com outros campos do conhecimento e profissionais da área, tem como fio condutor a figura do pedagogo. Cabe, na maioria dos casos, a eles a missão de pensar a educação na escola. O reconhecimento ao trabalho desse profissional foi reconhecido por meio da Lei Federal Nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015, que instituiu a data de 20 de maio como o Dia Nacional do Pedagogo. Na rede pública estadual, que congrega 1.054 escolas e 620 mil estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os pedagogos somam 3.276 servidores vinculados à Secretaria de Educação (Seduc).

O pedagogo Jaime Ramos, coordenador de Ensino Médio da Seduc, formou-se quando ainda atuava na secretaria de uma escola estadual. Pedagogo desde 1989, ele atua na área educacional há 34 anos. “O pedagogo é o profissional que tem a função de termômetro do ambiente escolar, é o mediador de várias questões do cotidiano das instituições de ensino, que envolvem desde gestão, currículo, mediação de conflitos e atendimento aos estudantes e famíliares. Ele tem que ter uma visão do todo e identificar os problemas da escola de forma a aperfeiçoar o funcionamento do ensino-aprendizagem no dia a dia da escola”, ressalta.

A diretora de Ensino Médio da Seduc, pedagoga Clara Yunes, acaba de completar 30 anos de trabalho na área. Para ela, “a educação é dinâmica, algo pensado e construído todos os dias com o envolvimento dos profissionais da área e de outros setores da sociedade”.

Lívia Monteiro Melo, pedagoga desde 2007, está na Seduc há dois anos e seis meses. Responsável pela área de Atendimento e Cooperação de Estágios da Coordenadoria de Educação Profissional (COEP), ela ressalta que planejamento é a palavra-chave na vida de um pedagogo. “Estamos sempre planejando e colocando em prática ações voltadas à melhoria da educação e da própria escola. Claro que temos muitos desafios, mas procuramos enfrentá-los. Um deles é o de despertar o interesse dos alunos para os estudos, de forma que ele não abandone a escola e consiga fechar todo o ciclo educacional. E aí a parceria com os professores, gestores e as famílias dos estudantes é fundamental”, observa. Lívia ressalta que “o estudante é um indivíduo em construção, e a escola é um instrumento indispensável nesse processo”.

Construção

Também pedagoga por formação, Ana Cláudia Hage está a frente da Secretaria Adjunta de Ensino da Seduc desde o início deste ano. Cabe à ela coordenar o processo de funcionamento das atividades pedagógicas nas escolas da Região Metropolitana de Belém e municípios do interior. Contribui, ainda, com o processo de reestruturação da Secretaria de Educação e rede escolar como um todo. Ana Cláudia também é presidente do Fórum Estadual de Educação, entidade que, entre outras incumbências, tem a missão de coordenar a elaboração do Plano Estadual de Educação (PEE) e encaminhá-lo à Assembleia Legislativa do Estado e ao Ministério da Educação, além de participar diariamente de reuniões estratégicas de planejamento de ações para a rede pública estadual de ensino.

“A função do pedagogo hoje deve atender à pluralidade e os desafios impostos à educação como um todo, não se restringindo apenas ao espaço escolar ou ao processo ensino-aprendizagem. Ela deve ser compreendida como uma experiência que perpassa valores e princípios intrinsecamente ligados aos contextos político, econômico, social e cultural. E nesse aspecto, podemos afirmar que os os avanços da educação pública estadual no Pará vem sendo concretizados graças ao envolvimento e atuação de todos os profissionais da área, entre os quais se destacam, de forma inquestionável, os pedagogos", afirma Luiza Araújo, especialista em Educação da Seduc há seis anos.