Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Novo sistema de notificação de infecção hospitalar é apresentado em simpósio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/05/2015 14h57

A apresentação do novo Sistema de Notificação Eletrônica das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) começou a ser feita nesta quinta-feira, 21, aos profissionais que participam do terceiro Simpósio Estadual de Controle da Infecção Hospitalar, que acontece no hotel Beira Rio, em Belém. Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Divisão de Controle de Infecção Hospitalar da Coordenação Estadual de Vigilância Sanitária, o evento tem o objetivo de conscientizar profissionais de saúde sobre o uso da nova ferramenta, que vai auxiliar no monitoramento das informações referentes à notificação de casos de bactérias resistentes nos estabelecimentos de saúde do Pará, vinculados ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Participam da atividade cerca de 150 profissionais de saúde, entre diretores de hospitais públicos e integrantes de Comissões de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, além de funcionários de estabelecimentos de saúde com ou sem leitos de terapia intensiva e aos que trabalham nas equipes de Vigilância Sanitária dos 13 Centros Regionais de Saúde e dos municípios. O evento conta com palestras de enfermeiros e médicos infectologistas especialistas em controle de infecções, que também conduzirão aulas práticas sobre o uso das planilhas, que estão disponíveis para download em link hospedado no site oficial da Sespa: http://www.saude.pa.gov.br/?page_id=1252.

A diretora da Divisão de Controle de Infecção Hospitalar da Sespa, Graça Guerreiro, lembra que a iniciativa estadual remota a 2009, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um documento dirigido para situações de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e determinando a meta nacional de redução da Infecção Primária da Corrente Sanguínea (IPCS) associada ao cateter venoso central (CVC). Para atingir este objetivo, um sistema de vigilância foi iniciado através do DataSUS, visando identificar a magnitude destas infecções, conhecer o seu perfil epidemiológico e oferecer resposta às ocorrências infecciosas.

Os métodos, segundo ela, foram aperfeiçoados em 2013 por ocasião da publicação, também pela Anvisa, dos protocolos básicos de segurança do paciente, que incluíram como obrigatórias as notificações de surtos de infecção hospitalar advindas de sítio cirúrgico e parto Cesário, para serviços com leitos de UTI, e também para infecções de trato urinário e pneumonias associadas a dispositivos invasivos que são utilizados em serviços de terapia intensiva.

“Nessa perspectiva a Divisão de Controle de Infecção Hospitalar da Sespa, em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS), adotará este ano um instrumento próprio, padronizado por esta Coordenação Estadual, de notificação de IRAS”, informa Graça.

O documento está em planilhas no formato Excel, que já estão disponibilizadas para “download” no portal da SESPA e obrigatórias para preenchimentos dos hospitais de todo o Pará a partir de portaria a ser publicada pela Sespa no Diário Oficial do Estado (DOE) no início de junho deste ano. O novo instrumento de notificação substituirá o formulário denominado de “Boletim Epidemiológico – B.E” que vinha sendo utilizado há quase duas décadas para notificar as IRAS em nosso Estado.

Com especialização em MBA em Gestão e Controle de Infecção e experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Prevenção e Controle de Infecção relacionada à assistência à saúde, o enfermeiro Thiago Queiroz Batista foi o primeiro palestrante do dia. Destacou, sobretudo, a importância dos dados epidemiológicos das Infecções Hospitalares para o planejamento e toda qualquer ação a ser implementada ou avaliada pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar. Na sequência foi a vez da enfermeira da Santa Casa de Misericórdia do Pará, Liene Ximenes, especialista em Controle de Infecção e mestre em Gestão e Saúde, falar sobre prevenção e critério de diagnóstico de infecção em sítio cirúrgico.

Para a manhã desta sexta-feira, a programação contará com a palestra da médica infectologista Irna Carneiro, que falará sobre Prevenção e controle dos microrganismos multirresistentes. Na sequência, a enfermeira Cinthia Brígida Brito de Moraes abordará a prevenção de infecção de corrente sanguínea associada a cateter, seguida pela médica infectologista Débora Onuma, que falará sobre o uso prático dos indicadores de IRAS para subsidiar o trabalho das CCIH. Durante a tarde, a enfermeira Priscila Almeida volta a falar sobre o novo modelo de notificação das IRAS no Pará, seguida por momentos práticos, como a simulação do uso do Boletim Eletrônico.

Serviço: III Simpósio Estadual de Controle da Infecção Hospitalar prossegue nesta sexta-feira, 22 de maio, de 8 às 17 horas, no hotel Beira Rio, situado na avenida Bernardo Sayão, 4804, entre Augusto Corrêa e José Bonifácio, bairro do Guamá.