Volta às aulas é maior nas escolas na Grande Belém
O retorno do funcionamento das escolas da rede estadual pública de ensino já alcança 90% na Região Metropolitana de Belém e a 80% nos municípios do interior do Estado. Esses dados indicam que professores efetivos estão retomando gradativamente suas atividades, apesar da greve da categoria há mais de dois meses. As informações constam do relatório diário efetuado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesse caso específico referentes à quarta-feira, dia 27.
Pelo levantamento da Seduc, do universo de 347 escolas da RMB funcionam normalmente 254 unidades de ensino (73,19%), funcionam parcialmente 76 (21,90%) e estão paralisadas totalmente apenas 17 escolas (4,89%). Somando-se as escolas com funcionamento total e parcial se atinge a 330 unidades escolares, mais de 90% das 347 escolas na Grande Belém.
No interior do Estado há 596 escolas da Seduc. Desse total, 434 funcionam normalmente (72,81%), 70 parcialmente (11,74%) e 92 escolas estão paralisadas totalmente (15,43%). A soma das escolas com funcionamento total e parcial atinge 504 unidades escolares, mais de 80% do total de 596 estabelecimentos. Todas as escolas estaduais do Baixo Amazonas já voltaram a funcionar.
O processo de retomada do funcionamento das escolas é acompanhado pelo secretário de Educação Helenilson Pontes, e secretária adjunta de Ensino, Ana Cláudia Hage, e demais dirigentes da Seduc, incluindo os gestores de unidades administrativas em Belém e interior do Estado, as USEs e UREs.
“Hoje estamos com mais de 90% de nossas escolas retornando suas atividades normais. E acreditamos que este momento é de extrema importância para que nossos professores aproveitem o tempo na escola para ministrar, em particular, o conteúdo programático do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), apoiando nossos estudantes na aquisição de novos conhecimentos, minimizando dúvidas e tornando o espaço escolar o mais atraente possível. Necessitamos motivar nossos jovens em busca de conhecimentos que é o papel fundamental da Escola. Retornem com garra e determinação em busca de conhecimentos significativos a aprendizagem”, afirmou a diretora de Ensino Médio da Secretaria de Educação, Clara Yunes.