Operações Hypnus e Sucuri reforçam o combate à criminalidade em vários bairros de Belém
Desde o dia 28, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) executa um intenso trabalho integrado com órgãos municipais, visando o combate à criminalidade na capital e demais cidades da área metropolitana. Na noite deste sábado (30), integrantes das Polícias Civil e Militar, juntamente com agentes da Guarda Municipal e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), estiveram em ação durante a Operação “Hypnus”, que fiscalizou casas noturnas, bares, boates e estabelecimentos similares localizados nos principais corredores dos bairros do Umarizal, Batista Campos, Jurunas e Reduto. Um comboio com 30 veículos percorreu avenidas como Nazaré, Visconde de Souza Franco (Doca) e José Malcher.
Também no sábado, ocorreram outras ações de combate à violência. Desta vez foi desencadeada a Operação “Sucuri”, executada em locais estratégicos dos bairros da Batista Campos, Jurunas e Cremação. O trabalho foi direcionado à prevenção da criminalidade, por meio de fiscalização, detenção, autuação e abordagem de pedestres, veículos, motos e ônibus.
Cerca de 40 policiais e representantes dos órgãos municipais estiveram à frente do patrulhamento ostensivo, que também teve como foco a busca e apreensão de entorpecentes e armas de fogo. Nas primeiras duas horas de operação, os agentes montaram barreiras de inspeção em dois pontos no bairro de Batista Campos.
Na travessa Padre Eutíquio, em trecho próximo à rua Fernando Guilhon, foram abordados 88 pedestres, 54 motocicletas e 12 carros. Para Fernando Gomes, proprietário de uma loja de materiais de construção localizada no bairro da Batista Campos, a iniciativa é bem vinda. “Estão ocorrendo muitos assaltos com a utilização de motos. Essa abordagem é muito importante, porque ajuda a coibir a criminalidade nesta área”, afirmou o comerciante.
Outro ponto do policiamento preventivo foi montado na rua dos Mundurucus com a travessa Doutor Moraes. No total, os agentes públicos abordaram 307 pessoas, entre pedestres, condutores de carros e motociletas e 193 motos foram vistoriadas.
O tenente da Polícia Militar, Cezar Monteiro, disse que segundo informações do Centro Integrado de Operações (Ciop) não foi registrada qualquer ocorrência. “Mantive contato via rádio escuta durante toda a operação e nenhum morador dos bairros vistoriados fez denúncias. Essas operações ajudam a reduzir os índices de criminalidade”, avaliou.
Ao final, a operação foi deslocada para o bairro do Jurunas, na confluência das avenidas Roberto Camelier e Conselheiro Furtado. Nesse perímetro, foram vistoriadas 38 motos, três bicicletas, nove carros, além de três ônibus. Das 50 pessoas abordadas, uma foi detida por suspeita de ser foragida da justiça. “Só estou aqui na porta da minha casa, por causa da presença da polícia. Muito importante esse trabalho, porque permite que os moradores tenham mais tranquilidade”, comemora a aposentada, Bartira Garcia.
Durante a operação, os agentes da Roda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam) percorreram os bairros da Batista Campos, Jurunas e Cremação e abordaram dois pedestres em situações suspeitas, três motociclistas e quatro ciclistas. Nos três pontos de fiscalização foi feita a apreensão de 17 motocicletas.