Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup discute com a comunidade ações de combate à criminalidade durante audiência pública

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/06/2015 09h22

Discutir alternativas no combate à violência na Região Metropolitana de Belém (RMB) foi um dos temas da audiência pública realizada na tarde desta terça-feira, 2, no auditório Paulo Fonteles, da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A reunião contou com a presença de representantes do Sistema de Segurança Pública do Estado e do município, do Ministério Público do Estado, de parlamentares e integrantes da sociedade civil. A intenção foi estabelecer medidas e ações de combate à criminalidade.

Durante o encontro, líderes comunitários dos bairros da Marambaia, Icuí-Guajará, Cremação, Jaderlândia, Tenoné, Mangueirão, Águas Lindas, Barreiro e do distrito de Icoaraci tiveram a oportunidade de dialogar, sobretudo com os gestores da Secretaria de  Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). 

No comparativo da Segup, considerando o primeiro quadrimestre dos anos de 2014 e 2015, os índices de homicídios, latrocínio e roubos tiveram diminuição. Para os crimes de homicídios houve redução de 10,65%. Os dados relacionados ao latrocínio tiveram uma diminuição de 0,58%. Os registros de latrocínio não tiveram variação, sendo registradas 19 ocorrências nos dois períodos.

O secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal, delegado Rogério Moraes, explicou durante a sessão que diariamente os números do Sistema de Informação de Segurança Pública (Sisp) são analisados. “Os números pontuam um mapa das áreas que precisam de mais atenção. Com esses indicadores desenvolvemos operações direcionadas. Esse trabalho já está sendo realizado desde janeiro deste ano. Conseguimos apreender mil armas de fogo e uma tonelada de entorpecentes”, disse o delegado. Além disso, a Segup, ainda em 2015, estará contratando, por meio de concurso público, mais de 4 mil agentes públicos.

“Com esses relatos foi possível identificar as necessidades da população. Percebi que muitas sugestões convergem para o maior contato do policial com a comunidade. Já marquei reunião para o próximo dia 10 com as Áreas Integradas de Segurança Pública para dialogarmos sobre as sugestões apresentadas aqui”, assegurou o comandante geral da Polícia Militar, Roberto Campos.