Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Operação Xeque-Mate cumpre 18 mandados judiciais na Grande Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/06/2015 13h21

O Sistema Integrado de Segurança Pública, por meio das Polícias Civil e Militar, deslanchou nesta quarta-feira, 3, a segunda etapa da operação "Xeque-Mate", com o objetivo de cumprir mandados judiciais na Região Metropolitana de Belém. Ao todo, 18 acusados de crimes diversos, como roubos e homicídio, foram localizados na operação policial, iniciada durante a madrugada. Entre eles há um adolescente. A ação policial, afirma o delegado geral, Rilmar Firmino de Sousa, visa também dar mais tranquilidade à população da capital e Região Metropolitana às vésperas do feriado prolongado. Os presos foram apresentados na sede da Delegacia Geral, em Belém, onde passaram por exames periciais e, em seguida, foram encaminhados para unidades prisionais.

A apresentação contou com a presença do secretário adjunto de Gestão Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel Hilton Benigno. Para ele, os resultados da operação foram satisfatórios, pois o trabalho policial contribuiu para retirar das ruas potenciais criminosos. O coronel salienta que a operação faz parte das metas previstas pelo Programa de Redução da Criminalidade, que visa a redução da incidência criminal e o aumento de produtividade das ações policiais. "Esses tipos de operações estão sendo intensificadas", garantiu.

O delegado geral salientou que o trabalho é uma continuidade da operação "Xeque-Mate", iniciada há dois meses, quando foram presos 45 envolvidos em crimes na Grande Belém, em cumprimento a mandados de prisão que estavam em aberto. Ele explicou que, graças à reestruturação feita na Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), os mandados de prisão que ainda não foram cumpridos estão disponíveis para as unidades policiais. "Temos um cronograma para cumprimento de mandados judiciais. Atualmente temos 5 mil catalogados", detalha. Ao todo, foram levantados, para esta segunda etapa, cerca de 60 mandados judiciais.

A operação contou com efetivo aproximado de 100 policiais civis e militares, que atuam nas unidades policiais da Grande Belém. Sob coordenação da Diretoria de Polícia Metropolitana da Polícia Civil e do Comando de Policiamento da Capital da PM, o trabalho contou com o levantamento dos mandados judiciais em aberto.

Dentre os presos está Ailson José Martins, de apelido "Peteca", que está com mandado de recaptura expedido pela Justiça. Ele foi preso, no início da manhã, por policiais civis da Seccional da Pedreira, sob comando do delegado Walter Resende. "Ele é considerado perigoso. Já trocou tiros com policiais civis da Pedreira e já estava sendo procurado", detalha o delegado. Outro preso é o ex-policial militar Ademar Oliva Neves, expulso da corporação. Ele tem sentença condenatória pela Justiça Estadual por crime de homicídio.