Assembleia de Deus comemorará 104 anos com grande encenação pública
O governador Simão Jatene recebeu na manhã desta quarta-feira, 3, no Palácio dos Despachos, o presidente da Assembleia de Deus, em Belém, pastor Samuel Câmara, de quem recebeu o convite para participar dos 104 anos de fundação da igreja em Belém, criada pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. A programação vai de 18 a 20 deste mês e contará com a presença de líderes da Assembleia de Deus no Pará e de outros estados, e será realizada no Centro de Convenções, na rodovia Augusto Montenegro.
A igreja possui 700 mil membros no Pará e 22 milhões no Brasil e para os festejos espera reunir em torno de 100 mil pessoas. No mundo todo, hoje, a igreja conta com 50 milhões de adeptos. Além dos serviços espirituais, a Assembleia de Deus desenvolve serviços de natureza educacional, social e de comunicação. Por esse caráter comunitário e para marcar a data, o tema da celebração “104 anos de gratidão, de comunhão e de voluntariado”, reflete, segundo o pastor Samuel Câmara “a gratidão que nós temos a Deus e ao Estado e o desejo que temos de interagir com todas as forças por uma boa comunhão e sermos muito voluntários para ajudarmos essa terra a ser uma terra boa”. O governador ressaltou a importância dessa abordagem nos dias de hoje pela “força do simbolismo” que traz para a reflexão coletiva.
O pastor Samuel Câmara disse que o encontro com o governador foi muito positivo com relação às discussões pelos momentos difíceis pelos quais passam os brasileiros. “Nós ouvimos as preocupações de um homem público, responsável pelo bem estar de mais de 7 bilhões de pessoas como é o governador Jatene. Todos nós sabemos da realidade que vivemos e nosso desejo é vermos Belém, o Pará e o Brasil mais prósperos e mais seguros”, enfatizou o pastor.
Um dos pontos altos das comemorações da igreja será a encenação pública da chegada dos missionários. “A Assembleia de Deus nasceu em Belém do Pará, portanto ela é um patrimônio de Belém e do Pará e nós queremos mostrar isso reunindo mais de 30 mil pessoas vestidas com roupa de época para encenar a chegada dos pioneiros. É o nosso presente para saberem que nascemos aqui, para que o Brasil todo possa saber que de Belém do Pará saem coisas boas como o açaí e como nossa Igreja”, destacou o pastor Samuel Câmara.
A encenação será realizada no dia 20, a partir das nove horas, na escadinha da Doca e seguirá até a Praça da República. Na visita ao governador, o pastor Samuel Câmara esteve acompanhado por uma comitiva formada pelos deputados estaduais Raimundo Santos e Lélio Costa, os vereadores Moa Moraes, Iran Moraes, Josias Higino e os pastores Ivanildo e Honório.