Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGULAMENTAÇÃO

Segup define medidas de segurança para o veraneio de Salinas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/06/2015 10h17

Nas férias de julho, os quadriciclos estarão proibidos de circular na faixa de areia, assim como nas dunas da praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense, que chega a receber, nos finais de semana do período, cerca de 120 mil veranistas.

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vai destinar um espaço específico para a circulação desse tipo de veículo, localizado à direita da praia, próximo ao “Lago da Sofia”. O Detran estará fiscalizando abusos e só permitirá a circulação de quadriciclos por condutores habilitados na categoria B e com o uso de capacete.

“Queremos evitar acidentes e cumprir a legislação.Vamos fiscalizar possíveis irregularidades e excessos”, disse Valmério Costa, coordenador de Operações do Detran para o veraneio. Os 2,7 quilômetros de faixa de areia da praia do Atalaia serão sinalizados com bandeiras e terão ordenamento para entrada e saída de veículos.

Essas foram algumas medidas firmadas, na última quarta-feira, 10, ao encerramento da reunião entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e representantes da Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Salinópolis, Superintendência do Patrimônio da União (SPU) ) e Associação de Barraqueiros da Praia do Atalaia.

Cerca de 40 donos de bares, restaurantes e hotéis estiveram presentes à reunião, realizada na barraca Copacabana. Outra importante decisão foi a necessidade de cadastramento dos chamados “bereiros” – trabalhadores que prestam serviço como atendentes nos bares e restaurantes do balneário. Entretanto, a determinação será direcionada também aos vendedores ambulantes em geral.

No próximo dia 18, na barraca Casemirão, a Prefeitura e a Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) iniciam o cadastro desses trabalhadores. Os interessados devem apresentar antecedente criminal, documento pessoal e comprovante de residência. “Esse cadastro servirá para inibir e prevenir a contratação de pessoas envolvidas com delitos”. “Este ano mesmo tivemos um caso de um prestador que tinha problemas na Justiça. Havia cometido um estupro”, explicou o secretário adjunto de Gestão Operacional, Hilton Benigno.

A Polícia Militar vai escalar um efetivo de 150 homens para atuar semanalmente na cidade de Salinópolis. Um total de 26 veículos, entre carros e motocicletas, além de um helicóptero, serão utilizados nas operações da PM. A Segup montará com um centro de informações na praia do Atalaia, em parceria com a Prefeitura, Sespa, SPU e Associação de Barraqueiros do Atalaia.