Segup define medidas de segurança para o veraneio de Salinas
Nas férias de julho, os quadriciclos estarão proibidos de circular na faixa de areia, assim como nas dunas da praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense, que chega a receber, nos finais de semana do período, cerca de 120 mil veranistas.
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vai destinar um espaço específico para a circulação desse tipo de veículo, localizado à direita da praia, próximo ao “Lago da Sofia”. O Detran estará fiscalizando abusos e só permitirá a circulação de quadriciclos por condutores habilitados na categoria B e com o uso de capacete.
“Queremos evitar acidentes e cumprir a legislação.Vamos fiscalizar possíveis irregularidades e excessos”, disse Valmério Costa, coordenador de Operações do Detran para o veraneio. Os 2,7 quilômetros de faixa de areia da praia do Atalaia serão sinalizados com bandeiras e terão ordenamento para entrada e saída de veículos.
Essas foram algumas medidas firmadas, na última quarta-feira, 10, ao encerramento da reunião entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e representantes da Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Salinópolis, Superintendência do Patrimônio da União (SPU) ) e Associação de Barraqueiros da Praia do Atalaia.
Cerca de 40 donos de bares, restaurantes e hotéis estiveram presentes à reunião, realizada na barraca Copacabana. Outra importante decisão foi a necessidade de cadastramento dos chamados “bereiros” – trabalhadores que prestam serviço como atendentes nos bares e restaurantes do balneário. Entretanto, a determinação será direcionada também aos vendedores ambulantes em geral.
No próximo dia 18, na barraca Casemirão, a Prefeitura e a Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) iniciam o cadastro desses trabalhadores. Os interessados devem apresentar antecedente criminal, documento pessoal e comprovante de residência. “Esse cadastro servirá para inibir e prevenir a contratação de pessoas envolvidas com delitos”. “Este ano mesmo tivemos um caso de um prestador que tinha problemas na Justiça. Havia cometido um estupro”, explicou o secretário adjunto de Gestão Operacional, Hilton Benigno.
A Polícia Militar vai escalar um efetivo de 150 homens para atuar semanalmente na cidade de Salinópolis. Um total de 26 veículos, entre carros e motocicletas, além de um helicóptero, serão utilizados nas operações da PM. A Segup montará com um centro de informações na praia do Atalaia, em parceria com a Prefeitura, Sespa, SPU e Associação de Barraqueiros do Atalaia.