Simão Jatene é homenageado nos 50 anos do Conselho Regional de Economia
O governador do Estado, Simão Jatene, foi um dos homenageados na noite desta quinta-feira, 11, durante a solenidade de comemoração pelos 50 anos de fundação do Conselho Regional de Economia do Pará (Corecon). O evento, realizado no Salão Nobre da Associação Comercial do Pará (ACP), foi dirigido pelo presidente do Corecon, Rosivaldo Batista, e contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Pedro Dantas da Costa. No total, 25 ex-presidentes do Conselho Regional foram homenageados no evento.
Simão Jatene foi agraciado com a Comanda Mérito Economista, instituída pela resolução 006/15, do Corecon, e concedida ao governador do Estado “pelos relevantes serviços prestados à categoria e também por ser o primeiro economista na história do Pará a assumir o cargo máximo do poder executivo estadual”.
Em pronunciamento, Simão Jatene agradeceu a homenagem. “Para ser justo, essa honraria precisa ser dividida com cada morador do Estado do Pará, sobretudo aqueles que não medem esforços para fazer dessa terra um lugar cada vez melhor”. Jatene também se disse muito à vontade durante o evento. “Estou entre meus pares de profissão, porque estou governador, mas sou economista e professor”, frisou.
O presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, falou sobre a importância do profissional de economia para o equilíbrio da sociedade, sobretudo agora, em tempos de crise mundial. “O economista atua em conjunto com tantas outras ciências que influenciam no cotidiano. Em noticiosos importantes da imprensa, por exemplo, é constante a participação do economista em orientações que ajudam a entender a dinâmica de funcionamento dos números sobre a vida das pessoas”, explanou. De acordo com Costa, a categoria conta, ainda, com 25 economistas, entre os 513 deputados e 9 profissionais entre os 91 senadores da República.
Rosivaldo Batista, presidente do Corecon, fez uma explanação sobre as origens da profissão e do processo de constituição do Conselho Federal e as ramificações regionais, inclusive a estabelecida no Pará, que representa a 9ª região. Sobre o cinquentenário, ele afirmou que “trata-se de uma data muito especial para a categoria e para o desenvolvimento regional, já que, nesses 50 anos, as ações do Conselho (Estadual) têm refletido em benefícios essenciais para toda a sociedade”. Batista também fez menção especial ao governador Simão Jatene pelo que ele classificou como “modelo exemplar de desenvolvimento para o Estado do Pará”.
O Corecon reúne, atualmente, 2.137 economistas, entre ativos e remidos, em todo o Pará. A gestão regional é composta por nove conselheiros efetivos e outros nove suplentes. Em todo o Brasil, o Cofecon tem registrados 70.923 economistas, divididos em 27 delegacias regionais. “Nesses 50 anos, o Corecon se consolidou não apenas como órgão de fiscalização ou mediador da profissão, mas também como integrante participativo de discussões fundamentais para o desenvolvimento do Estado, como os grandes projetos estruturantes para a Amazônia e o debate sobre as desonerações da Lei Kandir”, destacou o conselheiro federal do Cofecon e presidente da Fapespa, Eduardo Costa.
Compuseram a mesa da solenidade além de Simão Jatene, governador do Estado; Rosivaldo Batista, presidente do Corecon; Paulo Dantas da Costa, presidente do Cofecon; Luís Cunha, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA); Eduardo Costa, conselheiro federal do Cofecon e presidente da Fundação Amazônia de Amparo à Pesquisa (Fapespa); Lutfala Bitar, vice-presidente da Associação Comercial do Pará (ACP); José do Egito Soares Filho, representante da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa); Carlos Maneschy, reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA); e José Alberto Colares, titular da Secretaria de Estado de Planejamento do Pará (Seplan).