Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIS EDUCAÇÃO

Governo do Pará entrega 11 creches e amplia rede de escolas estaduais em 2025

Investimentos da Secretaria de Educação do Pará (Seduc) reforçam o acesso à educação, da primeira infância ao ensino médio

Por Lilian Guedes (SEDUC)
02/01/2026 11h06

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encerra o ano letivo de 2025 com muitas entregas de obras físicas e fortalecimento pedagógico na rede pública estadual de ensino. A comunidade escolar recebeu novas creches, escolas reconstruídas, iniciativas e bonificação para os alunos, além de diversos investimentos na melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Somente este ano, a Seduc entregou 11 creches, no âmbito do Programa “Creches Por Todo o Pará”, iniciativa educacional inédita do governo do Estado, que visa beneficiar cerca de 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente mulheres que precisam retornar ao mercado de trabalho. O Programa prevê a construção de 150 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos.

Novas escolas - No contexto de obras e ações de infraestrutura, a Secretaria construiu, reconstruiu e ampliou diversas unidades de ensino nos municípios paraenses, como a Escola Estadual Deputado André Dias, em Bragança; Aldebaro Klautau, em Belém; Escola Brasil Novo; Antônio Alves da Silva, em Breu Branco; Escola Estadual de Tempo Integral Santa Clara, em Anapu; Camará, em Cachoeira do Arari; Aníbal Duarte, em Belém; Acy de Jesus Barros, em Barcarena; Mestra Idalina Rodrigues, Augusto Meira, Albanízia de Oliveira Lima e Paulo Maranhão, em Belém, e outras unidades nos municípios de Breves, Jacareacanga, Colares e Santo Antônio do Tauá.

A "Mestra Idalina Rodrigues Pereira", localizada no distrito de Icoaraci (Belém), é a primeira Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue Português-Espanhol do Pará, reforçando o compromisso do Estado com uma educação pública de qualidade.

Conexão - As intervenções têm reflexos diretos no bem-estar, comodidade e nível de aprendizagem dos alunos, melhorando ainda o cotidiano de professores e servidores que atuam nas unidades.

Aliando tecnologia e inovação no fortalecimento do ensino, a Seduc garantiu que cada escola recebesse um armário móvel com 36 chromebooks, permitindo acesso à internet e material de qualidade. A iniciativa compõe o pacote de ações do Programa “Conecta Educação”, lançado em fevereiro deste ano, voltado à modernização da educação e otimização da rotina de estudantes e educadores.

Os recursos aplicados fazem parte da Lei da Conectividade, nº 14.172, que também disponibilizou antenas Starlink para todas as escolas e anexos rurais, totalizando 1.650 unidades escolares contempladas. Até o momento, já foram disponibilizados 920 kits para alunos, com 36 mil equipamentos, e 17.500 chromebooks para professores.

Inovação - A proposta pedagógica cada vez mais mais tecnológica e inclusiva tem entre seus pilares o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), iniciativa da Seduc que oferece espaços dedicados à capacitação de professores e ao aprendizado de estudantes das redes estadual e municipal, oferecendo métodos, práticas e tecnologias para enfrentar os desafios da educação pública contemporânea.

Atualmente, há quatro unidades do Ciseb nas escolas Augusto Meira, Cordeiro de Farias e Mestra Idalina, em Belém, e na Celso Rodrigues, no município de Santo Antônio do Tauá (nordeste paraense).

Ao longo de 2025, por meio do Centro de Formação da Educação Básica (Cefor), foram realizadas formações para professores e equipe técnica da Seduc.

Reforço para o Enem - A equipe do Programa Enem Pará assegurou ao aluno da rede pública estadual aulas e revisões na preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde o início do ano letivo de 2025, por meio de suas Regionais, a Seduc elaborou um calendário semanal de reforço em cada unidade de ensino da rede estadual, além do “Cursinho Itinerante” aos finais de semana.

Nas semanas de aplicação das provas do Enem foi elaborado um calendário especial de transmissão de aulas pelo Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep) e TV Educativa, abordando todas as disciplinas.