Adepará espera vacinar 550 mil animais contra aftosa em Santarém
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) espera vacinar contra febre aftosa mais de 550 mil animais na jurisdição da sua Gerência Regional de Santarém. A jurisdição envolve os municípios de Santarém, Belterra, Monte Alegre, Alenquer, Mojuí dos Campos e Rurópolis. A vacinação iniciou no dia 1º de maio e encerou no último dia 31 do mesmo mês. Nesta segunda-feira, 15, encerra o prazo de notificação, tempo que os produtores têm para informar a vacinação do seu rebanho. Até a última quinta-feira, 11, a gerência regional da Adepará em Santarém registrava um alcance de 75% do rebanho de sua área, que totaliza mais de 600 mil reses.
Para informar a vacinação, o criador tem que comparecer ao escritório da Adepará, localizado na avenida Curuá-Una, no bairro Santíssimo, e apresentar nota fiscal de compra da vacina e a relação do rebanho, especificando espécies, quantidades, sexo e idades. Quem não vacinou seu rebanho por qualquer motivo deverá apresentar justificativa formal e pedir novo prazo para adquirir a vacina, pois as lojas já encerram suas vendas.
"Pretendemos vacinar mais de 550 mil animais contra aftosa. As lojas agropecuárias encerraram suas vendas e a Adepará fez o fechamento do estoque de vacina. O produtor só compra com autorização da Adepará. Nosso sistema informatizado é integrado às lojas. Temos acessos aos dados. O produtor apresenta a nota e pelo número nós sabemos quantas doses foram compradas e o dia. A notificação vai até o dia 15 deste mês", explica André Reale, gerente da Adepará em Santarém. Somente em Santarém, a Agência espera vacinar mais de 145 mil animais. O rebanho total da cidade é estimado em 150 mil cabeças.
As 12 lojas agropecuárias existentes no município receberam cerca de 900 mil doses de vacinas contra febre aftosa. Algumas lojas enviam essas doses para outras cidades e alguns produtores de outras cidades compram em Santarém a vacina. "Não tem problema algum, pois pelo número da nota a gente identifica a movimenta e a veracidade dos dados do criador", justifica o gerente.
Vigilância - No dia 29 de maio de 2014, o governador Simão Jatene esteve em Paris, França, participando da 82ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Lá, ele recebeu da OIE a certificação que declarou o Baixo Amazonas área "livre de aftosa com vacinação". A Adepará mantém a vigilância com rigorosa proteção em toda a extensão do território paraense para garantir o atual status sanitário. Técnicos garantem acompanhamento e orientação aos criadores durante todo o ano.
O Pará é detentor do quinto maior rebanho bovino do Brasil. E o município de São Félix do Xingú possui o maior rebanho bovino do Estado, tendo cadastrado 5.206 propriedades e 2.214.722 cabeças de gado.
Serviço
Em Santarém, a sede da Adepará fica localizada na Avenida Curuá-Una, no bairro Santíssimo, 538. Mais informações pelo telefone (93) 3523 9381.