Emater orienta agricultores de Paragominas para aumentar produção e aproveitamento da mandioca
Agricultores familiares da comunidade Alta Floresta-Perachi, em Paragominas, no nordeste paraense, aumentaram neste primeiro semestre de 2015, em torno de 20% a produção de mandioca brava e de macaxeira (mandioca mansa ou aipim), graças ao trabalho de capacitação realizado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
Como forma de potencializar a cadeia produtiva, 14 mandiocultores, integrantes da Associação dos Pequenos Produtores da Alta Floresta, foram capacitados para o aproveitamento integral da mandioca. Os participantes obtiveram informações sobre a importância da cultura do tubérculo na fabricação alimentícia de forma artesanal com o aproveitamento integral da mandioca.
“Orientamos sobre as etapas de processamento, desde a colheita, seleção, lavagem, descascamento, cortes, bem como da entrecasca. Em várias receitas à base de mandioca adequadas às necessidade das famílias locais, como confecção de bolos (doces e salgados), caldos, salgadinhos, chips, brigadeiros, farofas, beijus e tapiocas coloridas. A surpresa dos participantes foi a receita danone da entrecasca da macaxeira”, diz a auxiliar administrativa do escritório local da Emater, Ingrid Maria Lima Leão.