Estado e municípios garantem serviços de saúde durante a Operação Verão 2015
Nos fins de semana de julho, os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) percorrem os locais mais procurados pelos veranistas para orientá-los sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), HIV/ Aids e hepatites virais.
As ações ocorrerão com a distribuição de preservativos masculinos em sete municípios: Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Salinópolis, Soure, Salvaterra e Peixe-Boi. O trabalho será executado nos finais de semana de julho de 2015 (02 a 05; 09 a 12; 16 a 19; 23 a 26) em parceria com o 3º, 4º, 6º e 7º Centros Regionais de Saúde.
Para cada ação, será enviada uma equipe de Belém composta por cinco pessoas para orientar servidores públicos de prefeituras que estarão atuando nos locais.
Além disso, em Belém, incluindo os distritos de Mosqueiro e Outeiro, plantões de profissionais serão definidos pela Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) e incluídos numa operação que recebe o apoio do Governo do Estado, por meio do Sistema de Segurança Pública.
Na capital paraense, durante os finais de semana, 40 agentes estarão nas ruas atuando dia e noite. De segunda a sexta, oito agentes estarão em Mosqueiro com uma viatura e duas motos. Outeiro contará com o serviço de sete agentes. Ao todo serão 120 agentes trabalhando durante a semana.
Salgado - O Hospital Regional de Salinópolis (HRS), que está sob gestão da Sespa, funcionará normalmente durante o mês de julho e manterá três ambulâncias para reforçar o atendimento, sendo que uma delas ficará de plantão na praia do Atalaia durante o dia. A outra viatura ficará no hospital e a terceira estará à noite na orla do Maçarico.
Durante os plantões das ambulâncias serão oferecidos serviços de curativo, verificação de pressão arterial e primeiros socorros. Também para casos de urgência, uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) dará apoio ao HRS, que oferece suporte médico e insumos para agilizar o serviço.
Fiscalização - O estacionamento e a arena da praia Grande de Outeiro servirão de espaço para a realização de atividades recreativas e torneios esportivos. Já em Mosqueiro, a agência distrital vai atuar na fiscalização da praia do Farol, praça Matriz, praça do Carananduba, praça da Vila, Portal e Orlas. O trabalho recebe o reforço da Secretaria Municipal de Economia (Secon). A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) garantirá a fluidez tanto de veículos, quanto de pedestres no veraneio 2015.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) reforçará a equipe do Hospital Geral de Mosqueiro, e unidades básicas de Outeiro, Icoaraci e Cotijuba, além de organizar ações educativas em terminais rodoviários e hidroviários, fiscalizações e inspeções em feiras, mercados, farmácias, hotéis, e ações preventivas contra as DSTs, HIV e Sífilis.
Emergência - Os veranistas que precisarem de atendimento médico de emergência na praia podem procurar os militares do Corpo de Bombeiros nos postos de serviço na praia. O cidadão também pode se dirigir para a Unidade de Saúde mais próxima do município.
Na Unidade de Saúde o paciente receberá o encaminhamento conforme o diagnóstico. Todos os municípios contam com unidades de atendimento. Recomenda-se que o veranista procure se informar sobre o endereço dos hospitais e Unidades de Saúde do município que está visitando.
Cuidados com acidentes causados por animais peçonhentos
Em caso de acidentes com animais peçonhentos ou marinhos, os banhistas devem buscar atendimento nos postos do Corpo de Bombeiros instalados nas praias ou no posto de saúde mais próximo do local. Seguem abaixo algumas dicas de como lidar com as situações mais registradas durante as férias:
Cobras - Segundo informações de Pedro Pardal, coordenador do CIT (Centro de Informações Toxicológicas de Belém), mais de 70% dos acidentes com animais peçonhentos envolvem serpentes, sendo a jararaca responsável por cerca de 90% dos casos. Segundo Pardal, os primeiros-socorros para acidentes com animais terrestres é mais simples do que o senso comum sugere. “Geralmente, quando ocorre o acidente, as pessoas têm mania de querer colocar folhas, pomadas, tudo por cima do local da ferida. No caso de picada por insetos ou cobras, o que deve ser feito é lavar o local com água corrente, estancar a hemorragia, e encaminhar a vítima ao pronto-socorro mais próximo para ser administrado o soro antiofídico, se houver necessidade. Não se deve tentar sugar o veneno nem fazer torniquete no braço ou na perna”, comenta.
Arraias e águas vivas - Se algum banhista tiver algum acidente com arraia, caravela ou água-viva, a dica do diretor do CIT é não entrar em pânico. No caso de acidentes com arraias, é preciso lavar o ferimento com água corrente e encaminhar depressa a pessoa ao pronto-socorro mais próximo para aliviar a dor. “Nos acidentes envolvendo cnidários (águas vivas, caravelas, etc) a atenção deve ser maior para a retirada dos tentáculos que ficam grudados na pele. Cada tentáculo possui uma infinidade de células capazes de produzir e liberar veneno. A dica é fazer uma compressa com pano embebido com vinagre, já que o ácido acético ajuda a neutralizar o efeito”, completa.
Atendimento às vitimas de acidente de trânsito
O atendimento às vitimas de acidentes no trânsito serão feitos principalmente pelo os hospitais regionais, que possuem estrutura para o atendimento de média e alta complexidade na área de traumatologia. Na Região Metropolitana, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência oferece 198 leitos na área de traumatologia e queimados com plantonistas todos os dias.
Agenda dos principais hospitais da Rede SUS no Pará
Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS)
Endereço provisório: Travessa Itaboraí, n°110 - entre Trav. Siqueira Mendes e Manoel Barata - Bairro: Cruzeiro
Distrito de Icoaraci, Belém – Pará
Telefone: (91) 3204-2800
Hospital Universitário Barros Barreto (no caso de acidentes com animais peçonhentos e cirurgias de média e alta complexidade).
Endereço: Rua dos Mundurucus, 4487 - Guamá, Belém - Telefone: (91) 3201-6600
Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Referência em traumas, queimados e emergências complexas)
Rodovia BR 316, Km 03, Ananindeua
Telefone: (91) 3073-3700 Fax: (91) 3073-3730
Site: www.hmue.org.br
Hospital Regional de Salinópolis
Endereço: Av. Dr. Miguel de St.ª Brígida, s/n
Telefone: (91) 3423-3811
Email: [email protected]
Hospital Regional da Transamazônica (Altamira)
Endereço: Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n
Telefone: (93) 3515-8300/3515-8301
Hospital Regional do Sudeste (Marabá)
Endereço: Rodovia PA 150, s/n, altura do Km 07. Nova Marabá
Telefone: (94) 3323-3588 Fax: (94) 3323-3622
Hospital Regional Público do Araguaia (Redenção)
Endereço: Avenida Brasil, s/n, quadra 30 - Park dos Buritis
Telefone: (94) 3424-9500 Fax: (94) 3424-4887
Site: www.hrpa.org.br/index.php
Hospital Regional do Baixo Amazonas (Santarém)
Endereço: Avenida Sergio Henn, 1100, Diamantino, Santarém
Telefone: (93) 2101-6200 Fax: (93) 2101-6225
Hospital Regional Público do Marajó (Breves)
Endereço: Av. Rio Branco, nº 1266, Centro
Telefone: (91) 3783-2140
E-mail: [email protected]
Hospital Regional Público do Leste (Paragominas)
Endereço: Rua Adelaide Bernardes S/N, Nova Conquista
Telefone: (91) 3739-1046
Hospital Regional de Tucuruí
Endereço: Av. dos Amazônidas, S/N CEP: 68.455-664
Telefone: (94) 3778-1334
Hospital Regional de Conceição do Araguaia
Endereço: Travessa Pará, nº 840.
Telefone: (94) 3421-1341
Hospital Regional de Cametá
Endereço: Praça Joaquim Siqueira, 1597
Telefone: (91) 3781-2254
E-mail: [email protected]