Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERCEIRA FASE

Cosanpa avança para implantar saneamento em comunidades rurais

Planejamento institucional do processo pós-concessão visa levar saneamento às áreas rurais, onde vivem cerca de 2 milhões de pessoas

Por Flávia Araújo (COSANPA)
13/02/2026 10h33

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) iniciou nesta semana o projeto de estruturação das estratégias da Companhia pós-concessão e o fortalecimento das ações voltadas ao saneamento rural no Estado, onde vivem cerca de 2 milhões de pessoas. O encontro reuniu a diretoria da Companhia e representantes da consultoria que dará suporte a essa nova etapa de planejamento institucional, alinhada ao compromisso do Governo do Pará de ampliar o acesso à água potável e ao saneamento nos centros urbanos e comunidades rurais.

Com a concessão do saneamento, a Cosanpa mantém atenção especial à produção de água para Belém, Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana. Paralelamente, a empresa fortalece suas estratégias para estruturar e viabilizar o saneamento rural no Estado.

Companhia fortalece estratégias para estruturar e viabilizar o saneamento rural no Estado

Responsabilidade - “O saneamento rural é um dos maiores desafios do Pará e, ao mesmo tempo, uma das nossas principais prioridades no pós-concessão. Esse momento marca um avanço importante na forma como a Cosanpa se organiza para levar saneamento às áreas rurais do Estado, com planejamento, responsabilidade e foco na universalização”, informou o presidente da Companhia, coronel PM Dilson Júnior.

A consultoria que apoia esse processo retoma um trabalho iniciado em 2023, quando foi realizado um amplo diagnóstico da Companhia, com ênfase na preparação para a concessão. Agora, o projeto entra na terceira fase, voltada à execução da estratégia, considerando a nova realidade operacional e os desafios específicos do saneamento rural.

Cosanpa mantém atenção especial à produção de água para Belém, Ananindeua e Marituba

Planejamento - Segundo o diretor da Consultoria Álvares & Marsal, Sérgio Reis, o trabalho desenvolvido nos últimos anos contribui para um planejamento mais eficiente e assertivo. “Chegar a essa terceira fase com todo esse histórico facilita o planejamento e torna o processo mais ágil. O que percebemos é uma visão muito clara da diretoria sobre onde se quer chegar. Nosso papel agora é apoiar o ‘como fazer’, auxiliando as equipes, criando boas práticas e fortalecendo a gestão”, ressaltou. 

Na nova etapa, o trabalho da consultoria está estruturado em três pilares principais: planejamento estratégico, gestão de riscos e saneamento rural. A Cosanpa já vem se preparando para essa nova atribuição, e instituiu um grupo de trabalho específico para desenvolver projetos sobre saneamento rural.

Reunião entre diretores da Cosanpa e representantes da consultoria

Entre as primeiras iniciativas, foi realizada uma reunião técnica com Helder Cortez, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), referência nacional na área. “Estamos entrando em uma fase decisiva, que exige planejamento sólido, gestão de riscos e decisões cada vez mais assertivas. Contar com o apoio de uma consultoria especializada nos permite estruturar melhor esse projeto e avançar com segurança na implantação do saneamento rural, garantindo resultados concretos para a população do Pará”, informou o presidente da Cosanpa.