Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIRCUITO FCP DE CINEMA

FCP inaugura novas salas de exibição e consolida circuito de salas públicas em Belém

Espaços na Casa da Linguagem e na Casa das Artes integram rede com o Cine Líbero Luxardo; aberturas ocorrem em março

Por Helena Saria (FCP)
06/02/2026 15h01
Cineauditório Pedro Veriano, na Casa da Linguagem

A Fundação Cultural do Pará (FCP) anuncia a criação do Circuito FCP de Cinema, projeto que expande a rede de salas públicas de exibição em Belém. A iniciativa conta com a inauguração de dois novos espaços: o Cineauditório Pedro Veriano, na Casa da Linguagem, e o Cine Alexandrino Moreira, na Casa das Artes. As novas salas atuarão em conjunto com o Cine Líbero Luxardo, mantendo a programação voltada ao cinema nacional, independente e produções estrangeiras fora do circuito comercial. As inaugurações oficiais estão previstas para ocorrer durante o mês de março. Mantendo a política de democratização do acesso, os ingressos para as novas salas de cinema terão o mesmo valor praticado no Cine Líbero Luxardo: 12 reais a inteira e 6 reais a meia.

Na Casa da Linguagem, o Cineauditório Pedro Veriano possui capacidade para 80 lugares e presta homenagem ao crítico de cinema paraense, falecido recentemente, reconhecido pela atuação na difusão da sétima arte. De acordo com o coordenador de oficinas da FCP, Andrei Miralha, o espaço funcionará como um polo de formação. "O objetivo é contribuir para a formação crítica de artistas de diversas linguagens, tendo o cinema como ponto de encontro entre arte, pensamento e sensibilidade. A proposta é que o espaço possa ampliar o repertório de novos autores de ficção, documentário e animação em Belém, por meio do acesso contínuo a obras e debates qualificados", explica.

Miralha destaca ainda que a programação vai incluir produções do Pará e da região Norte, além de sessões com recursos de acessibilidade. "Queremos consolidar o Cine Pedro Veriano como polo permanente de formação, reflexão e inclusão cultural na cidade", afirma o coordenador.

Já na Casa das Artes, o Cine Alexandrino Moreira, com 64 lugares, recupera o histórico do antigo Cineauditório do Instituto de Artes do Pará (IAP). A coordenadora de Audiovisual e Artes Visuais, Melissa Barbery, ressalta que a transição do espaço para uma estrutura de sala de cinema é fruto de um esforço coletivo. "Primeiro é importante celebrar esta Sala de Cinema que Belém vai ganhar, fruto de muito trabalho da Instituição e dos servidores e servidoras. Também acho importante lembrarmos do histórico que nos trouxe até aqui, o Cineauditório Alexandrino Moreira que herdamos do IAP, que foi um espaço muito importante para o desenvolvimento do audiovisual da cidade e do Estado, e que hoje se transforma em uma verdadeira sala de cinema", pontua. 

A coordenadora reforça ainda o valor simbólico da homenagem: "Importante também ressaltarmos a manutenção do nome do homenageado na sala, Alexandrino Moreira, que é sem dúvida uma personalidade que marca história do cinema paraense. Para o futuro deste cinema, esperamos que a população participe frequentando o espaço em sessões de filmes e outras programações".

O presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, ressalta que a criação do Circuito FCP de Cinema fortalece o setor audiovisual no Estado. "A inauguração dessas novas salas é um passo decisivo para democratizar o acesso ao cinema em Belém. Estamos entregando à população espaços modernos que, ao lado do Cine Líbero Luxardo, formam uma rede pública de difusão de conteúdos que muitas vezes não chegam ao circuito comercial. Nosso objetivo é que o cinema seja, cada vez mais, uma ferramenta de formação e cidadania para o povo paraense", afirmou.

A escolha dos nomes para as novas salas resgata uma parceria fundamental para a história da cinefilia paraense: Pedro Veriano e Alexandrino Moreira foram pioneiros na sistematização da crítica e do fomento ao cinema na capital. Juntos, os dois amigos fundaram o Cineclube de Belém e realizaram exibições históricas na famosa garagem do Veriano, que se tornou um ponto de encontro intelectual e artístico na capital.

Cine Alexandrino Moreira, na Casa das Artes

Alexandrino Moreira também marcou época na cidade como proprietário da histórica videolocadora Cinema 4 - que ficava ao lado dos Cinemas 1, 2 e 3, na Travessa São Pedro - espaço que se tornou referência para gerações de cinéfilos pela curadoria de títulos nacionais e independentes. Veriano, por sua vez, dedicou décadas à escrita e à preservação da memória cinematográfica. A institucionalização desses nomes em salas públicas reafirma o legado de ambos na pavimentação do caminho para a formação de plateias e para o fortalecimento do pensamento crítico audiovisual no Pará.

Além da programação regular, o Circuito FCP de Cinema terá como diretriz o incentivo ao cineclubismo e à formação crítica do público, consolidando as novas salas como espaços de debate e fomento à cultura audiovisual em Belém. Nesse sentido, os equipamentos também estarão abertos à sociedade civil: órgãos ou grupos interessados em utilizar os espaços para projetos colaborativos podem formalizar a solicitação via ofício pelo e-mail protocolo@fcp.pa.gov.br. 

Com a inauguração desses dois novos espaços, a Fundação Cultural do Pará cumpre seu papel de executor das políticas públicas de cultura do estado do Pará, atuando no fomento, na formação e na preservação da identidade cultural amazônica por meio de seus diversos equipamentos.

Acompanhe as ações da FCP pelo site e rede social.