Oncologia do Hospital Regional de Marabá ultrapassa 10 mil atendimentos
Serviço implantado em 2024 reduz deslocamentos, amplia o acesso ao tratamento do câncer e fortalece a rede especializada de saúde na região
O serviço de oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, ultrapassou, nesta semana, a marca de 10 mil atendimentos desde a sua entrega à população, em abril de 2024. O resultado consolida a unidade como referência no tratamento do câncer na região, garantindo ao público o acesso a uma assistência integral, gratuita e humanizada, com cuidado contínuo e foco na dignidade do paciente.
Desde a implantação do serviço, já foram realizadas mais de 5,6 mil consultas ambulatoriais especializadas, 2,7 mil sessões de quimioterapia e 1,8 mil procedimentos e cirurgias oncológicas. Os números evidenciam o impacto direto na vida dos pacientes, ao reduzir deslocamentos para outros centros, diminuir o tempo de espera por atendimento e fortalecer a rede de atenção especializada em saúde no sudeste do Pará.
Moradora de Marabá, Solange Barbosa dos Santos, 63 anos, realiza tratamento quimioterápico na unidade e destaca a importância de enfrentar a doença perto de casa. “Fazer o tratamento aqui mudou tudo para mim. Não preciso mais viajar para longe, sou bem atendida e me sinto cuidada por profissionais que tratam a gente com respeito e carinho. Isso dá força para continuar lutando”, relata.
Também em tratamento quimioterápico no hospital, Alessandra Furtado, de 42 anos, ressalta a qualidade do atendimento recebido. “Aqui a gente não é tratada só como paciente, mas como pessoa. Os profissionais são atenciosos, explicam tudo com calma e demonstram muito respeito. Esse cuidado humanizado faz a diferença”, afirma.
Serviços especializados
Para garantir um atendimento completo e integrado, o ambulatório de oncologia do Regional de Marabá, oferece acompanhamento em diversas especialidades, como Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Ginecologia Oncológica e Mastologia. A estrutura permite desde o diagnóstico precoce até a definição terapêutica.
Na área cirúrgica, o hospital oferta procedimentos especializados nas áreas de oncologia, mastologia e ginecologia, além de exames diagnósticos essenciais, como biópsias de ânus, mama, colo do útero e próstata, e a colposcopia. As ações contribuem para o diagnóstico precoce, definição do tratamento, ampliando as chances de sucesso.
Nirianny de Souza, enfermeira responsável pelo serviço de oncologia, destaca que a oferta integrada de diferentes especialidades contribui para um cuidado mais completo. “A integração dos serviços possibilita o acompanhamento em todas as etapas do tratamento, garantindo segurança, qualidade na assistência e mais rapidez nas condutas”, afirma.
A unidade, gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conta com tratamento quimioterápico, estrutura adequada, monitoramento clínico contínuo e orientação individualizada, assegurando conforto, segurança e qualidade no cuidado aos pacientes.
O diretor executivo do hospital, Flávio Fernandes, destaca que o número alcançado simboliza mais do que estatísticas e reflete o compromisso da unidade com a vida. “Ultrapassar a marca de 10 mil atendimentos em oncologia é a confirmação de que estamos no caminho certo, levando tratamento digno, humano e de qualidade para quem mais precisa. Cada atendimento representa uma história, uma família e a esperança de seguir em frente com mais segurança e acolhimento”, conclui.
Estrutura: Certificado com o Nível 2 de Acreditação da ONA, a unidade sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), oferece atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição tem 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
