Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Sedap repassa mil mudas de bananeiras para a comunidade Mari-Mari II em Mosqueiro

A espécie frutífera será utilizada para o sombreamento do cacau cultivado pelas famílias de agricultores e também para geração de renda

Por Rose Barbosa (SEDAP)
04/02/2026 15h06
A Sedap fomenta a bananicultura e já repassou, somente ano passado, 90 mil mudas para diferentes regiões de integração

Com a finalidade de estimular a agricultura familiar da comunidade Mari-Mari II,  localizada no no km 27 da estrada de Mosqueiro (Rodovia Engenheiro Augusto Meira Filho), a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) repassou nesta quarta-feira (4), mil unidades de mudas de bananeiras que serão utilizadas para geração de renda e sombreamento aos cacaueiros cultivados pelos produtores locais. Somente no ano passado, a instituição repassou para diferentes regiões de integração do Estado mais de 90 mil mudas adquiridas com recursos do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau).

A organização e logística de entrega das espécies é de responsabilidade da Gerência de Fruticultura e do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Estado do Pará (Procacau) da Sedap. O repasse foi feito para os representantes da Cooperativa Mista dos Agricultores e Agroindústria do Pará (COMAAIP), que conta com 100 cooperados. 

As mudas serão utilizadas no Sistema Agroflorestal (Safas) para compor o sombreamento às mudas de cacau, também repassadas pela secretaria para a comunidade Mari-Mari II, segundo informou o presidente da cooperativa, Norberto Moura. Ele explicou que a Sedap entregou à comunidade uma quantidade de 10 mil sementes de cacau, oriundas da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). “Estamos fazendo a distribuição por etapas. Como nós temos um grupo de dez que já estão com as mudas de cacau prontas para serem colocadas no seu ambiente, consequentemente serão atendidos agora com o repasse das mudas de bananas”. 

A cooperativa está instalada em uma área de 530 hectares, segundo informou o presidente. “Nós temos grandes objetivos. Um deles é fazer da nossa cooperativa um maior plantio de cacau da Região Metropolitana de Belém; temos grandes sonhos que começaram a ser realizados a partir dessa entrega”, disse. 

Representantes da Cooperativa Mista de Agricultores receberam do engenheiro agrônomo da Sedap, Alexandre Galvão (de blusa azul), as caixas contendo as mil mudas de bananas

Multiplicação - O repasse das mudas de bananas, como informou o engenheiro agrônomo da Gerência de Fruticultura, Alexandre Galvão, são para os produtores fazerem a multiplicação das espécies que serão utilizadas para o sombreamento ao cacaueiro. “Em face disso, eles poderão obter geração de renda, em primeira instância, mas o objetivo deles é trabalhar com o cacau. Eles têm essa premissa de poder fazer do cacau produtivo e mais produtivo com a irrigação. No futuro poderão também trabalhar com o açaí”, observou Galvão.