Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

Emater promove alinhamento técnico para fortalecer agricultura familiar no nordeste paraense

Encontro realizado em Castanhal reuniu equipes técnicas e coordenadores de 19 escritórios locais da região

Por Fabricio Nunes (EMATER)
03/02/2026 20h06

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), por meio da Supervisão Regional de Castanhal, realizou nesta terça-feira (2) um encontro estratégico voltado ao alinhamento técnico e ao planejamento das ações voltadas à agricultura familiar no nordeste paraense. A programação foi realizada no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no município de Castanhal.

Participaram da atividade as equipes de Assessoramento, Monitoramento e Avaliação (AMA), Crédito Rural e os 19 coordenadores locais da região, totalizando 49 técnicos da Emater-Pará.

Fortalecimento da assistência técnica

Segundo o supervisor regional da Emater em Castanhal, Denilson Batista, o objetivo central foi capacitar os técnicos quanto à alimentação das informações referentes às atividades desenvolvidas nos municípios atendidos, além de promover o alinhamento das diretrizes operacionais da instituição para o ano de 2026.

“Foram apresentados os resultados coletados no Sistema de Acompanhamento das Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sisater) e também foram feitos os alinhamentos das diretrizes operacionais para 2026”, explicou Denilson Batista.

Agilidade e excelência nos atendimentos

Durante o encontro, os participantes reafirmaram o compromisso da instituição com a entrega de serviços e produtos com excelência e agilidade aos agricultores familiares da região. A integração entre os escritórios locais e os setores técnicos visa garantir maior efetividade nas ações em campo, principalmente no que diz respeito ao planejamento de metas e à operacionalização do crédito rural.

“Essa reunião foi muito importante porque garante que o planejamento de metas e a operacionalização do crédito rural se traduzam em resultados no campo”, reforçou o supervisor.