Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Paragominas ganha complexo de cidadania com entrega da 23ª Usina da Paz

O governo do Pará investe na transformação social da região do Rio Capim, com estrutura de 10 mil metros quadrados, que oferece mais de 70 serviços gratuitos de saúde, educação e lazer

Por Matheus Rocha (SEAC)
23/01/2026 14h37

Como um presente pelo aniversário de 61 anos de Paragominas, no Sudeste paraense, o governo do Pará entregou, nesta sexta-feira (23), a nova Usina da Paz do município. A unidade é a 23ª entregue no Estado e a primeira instalada na região de integração do Rio Capim, ampliando o acesso da população a serviços essenciais nas áreas de cidadania, saúde, educação, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer.

Durante a cerimônia de entrega, o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a satisfação pela entrega e o impacto social do programa para a comunidade local.

“É com muita satisfação que hoje estamos entregando a 23ª Usina da Paz do Pará. Não poderia ter data melhor que o aniversário de 61 anos da cidade de Paragominas para podermos abrir as portas desta que, certamente, será a principal ferramenta de inclusão social, segurança pública e geração de oportunidade para a vida das famílias que vivem aqui. A partir da próxima semana, estaremos recebendo inscrições e iniciando o funcionamento de todos os serviços que aqui serão oferecidos, integralmente gratuitos para toda a população da cidade de Paragominas”, discursou o chefe do Executivo estadual.

A vice-governadora Hana Ghassan ressaltou a importância do equipamento para o atendimento às famílias e para a geração e oportunidades.

“Estou muito feliz em estar aqui hoje, junto da população, celebrando os 61 anos de história desse município tão importante para o Estado do Pará. Aniversário é uma data para renovar as esperanças e nada melhor que começar o ano entregando essa Usina da Paz. São dez mil metros quadrados de área construída. Este é um espaço para cuidar de toda a família, das crianças aos idosos. Uma fábrica de oportunidades que vai garantir um futuro melhor para milhares de famílias”, frisou. 

O prefeito de Paragominas, Sidney Rosa, agradeceu a parceria com o governo do Estado e destacou os benefícios diretos para os moradores. “Quero hoje festejar essa Usina da Paz. Parabenizo este projeto inédito para a nossa cidade. Eu fiquei impressionado ao ver o acabamento, os equipamentos de primeira qualidade e a gama de serviços que serão oferecidos aqui por meio de parceria entre município e Estado. É uma alegria muito grande estar vivo hoje, no aniversário de Paragominas, comemorando a chegada da Usina da Paz”, destacou. 

Estrutura de ponta a serviço da população

Localizada na avenida Prof. Manoel Pereira da Silva, no Residencial Morada do Sol, a Usina da Paz vai ofertar à população mais de 70 serviços gratuitos em áreas fundamentais para a transformação social.

O novo equipamento público estadual possui estrutura moderna e funcional, composta por dois prédios principais - Usina e Assistência - onde serão ofertados serviços gratuitos como emissão de documentos, atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, entre outros.

O complexo também conta com bibliotecas, salas de estudo, laboratórios de informática, espaço de gastronomia, ambientes para reforço escolar e cursos de qualificação profissional, salas de música e dança, além de áreas de convivência, lazer e prática esportiva, como praça multicultural, piscina, complexo poliesportivo, quadra de areia, academia ao ar livre, espaço pet e playground infantil.

“Paragominas recebe hoje um equipamento completo, pensado para garantir dignidade, acesso a direitos e oportunidades para toda a população. A Usina da Paz é um espaço de cuidado, formação e convivência, onde as pessoas encontram serviços essenciais perto de casa. Esse é um modelo que já está mudando realidades em todo o Pará, e aqui não será diferente”, pontuou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.

Oportunidades inéditas para a comunidade

Moradores celebraram a chegada da nova Usina da Paz. O aposentado José Raimundo Almeida, que desde a década de 1980 mora no Residencial Morada do Sol, conta que a chegada da Usina da Paz é motivo de muito orgulho e alegria para a comunidade. “Para mim é uma grande alegria ver um trabalho dessa grandiosidade aqui no nosso bairro. Sei que a Usina da Paz vai somar muito com o bem da sociedade. Muitas pessoas que dependem desse trabalho, então, vai contribuir muito para trazer a dignidade para a nossa gente”, declarou.

Sandra Ramos da Silva está feliz com a novidade

A dona de casa Sandra Ramos conta que a Usina da Paz trouxe vida nova para a comunidade. “A gente está muito feliz, pois sabemos que vai trazer muitos benefícios para essa população que é carente. Muitas vezes tínhamos que nos deslocar daqui ao centro para obter algum recurso. Agora, vamos ter muitos serviços aqui perto.” contou.

A moradora Maria do Socorro contou que a expectativa da população era alta pela chegada da Usina da Paz. “A nossa expectativa pela chegada da Usina era muito grande. Nosso bairro é carente, então, ter tantos serviços aqui perto é algo muito bom pra gente. Agradeço a Deus e ao Governo do Estado. Me sinto muito feliz porque eu e meus netos vamos poder usufruir desse grande benefício.” afirmou.

Maria do Socorro dos Santos Almeida diz que a expectativa era grande pela chegada da Usina

Projeto em expansão

A Usina da Paz de Paragominas integra o maior projeto de cidadania e transformação social da América Latina e reforça a estratégia do governo do Pará de promover inclusão social, prevenção à violência e desenvolvimento humano em todas as regiões do Estado.

Com mais esta entrega, o Estado alcança a marca de 23 Usinas da Paz entregues, sendo seis localizadas na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui, Cabanagem e Icoaraci/Outeiro) e outras distribuídas entre a Região Metropolitana de Belém e municípios do interior: Ananindeua (Icuí-Guajará), Marituba, Benevides, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Igarapé-Miri, Moju, Bragança, Paragominas, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Juntos, os complexos de cidadania têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população em áreas vulneráveis, com mais de 11,4 milhões de atendimentos realizados desde 2021 em todo o Estado.

Na área da segurança pública, as Usinas da Paz tiveram papel fundamental na redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nas regiões onde estão inseridas, com quedas que chegam a 90%, evidenciando a eficácia da política pública na promoção da segurança e da qualidade de vida.

Investimentos em saúde

Ainda em Paragominas, o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan realizaram uma visita ao Hospital Municipal da cidade, referência local em atendimentos cirúrgicos e oftalmológicos.

Durante a visita, os gestores também participaram da entrega de veículos operacionais, novas ambulâncias convencionais e uma UTI móvel, fruto de emenda parlamentar do senador Jader Barbalho para atender às demandas em saúde da cidade e da região.