Seduc fortalece acesso ao ensino superior e celebra aprovação de alunos quilombolas na UFPA
Estudantes foram aprovados para o Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola da UFPA, resultado de aulões preparatórios e ações pedagógicas
Quatro estudantes de escolas estaduais, residentes na Comunidade Quilombola do Abacatal, em Ananindeua, foram aprovados no Processo Seletivo Especial Quilombola da Universidade Federal do Pará (UFPA). A conquista é resultado do apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio das ações pedagógicas desenvolvidas pela Diretoria Regional de Ensino (DRE) 5 de Ananindeua.
Foram aprovados os estudantes João Paulo Cardoso dos Santos, no curso de Cinema e Audiovisual; Maria Clara Cardoso e Cardoso, em Ciências Biológicas; Marcela Barbosa Monteiro, em Museologia; e Cristiano Batista, calouro do curso de Inteligência Artificial.
O estudante João Paulo Cardoso dos Santos destacou a importância da preparação oferecida pela escola e pela secretaria. “A escola foi essencial, aplicando provas e simulados, e eu fiz a minha parte, estudando e revisando. Além das aulas de segunda a sexta, ainda tinha aula aos sábados, com os aulões. Foi muito bom. Estou muito feliz".
Os estudantes participaram de aulões preparatórios voltados aos candidatos do Processo Seletivo da UFPA e da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizados diretamente na comunidade, iniciativa que integrou alunos quilombolas e estudantes que concluíram o Ensino Médio regular. A ação reforça o papel da educação pública no fortalecimento das comunidades tradicionais e no acesso ao ensino superior.
A caloura de Ciências Biológicas, Maria Clara Cardoso e Cardoso, também enfatizou o impacto das ações promovidas pela Seduc. “No período de preparação, fizemos aulas de redação junto com a secretaria e participamos de um aulão muito interessante. Inclusive, o secretário esteve presente. Foi uma aula muito importante, que nos impulsionou bastante para tirar uma boa nota e entrar na universidade.”
Processo Seletivo
A Universidade Federal do Pará divulgou, nesta segunda-feira (19), o listão dos aprovados no Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola 2026. 476 vagas foram preenchidas, sendo 380 destinadas a candidatos quilombolas e 96 a indígenas.
O processo seletivo é voltado à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas que não tenham iniciado curso de graduação e que se encontrem em situação de vulnerabilidade étnico-racial. Em 2026, a Universidade ofertou 760 vagas, distribuídas igualmente entre indígenas e quilombolas, com 2.297 inscritos.
