Segup reforça segurança na Região de Integração do Guajará com CICC Móvel e blindados
Investimentos aprimoram e modernizam, de modo estrutural, a segurança pública estadual com novas tecnologias e equipamentos operacionais
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) consolidou, ao longo de 2025, um conjunto de entregas estratégicas na Região de Integração Guajará. O governo estadual investiu cerca de R$ 76 milhões para maior proteção da atuação dos agentes públicos, com a ampliação e modernização da estrutura pública mobilizada para garantir tranquilidade à população paraense.
Titular da pasta, desde 2019, o secretário Ualame Machado disse que o ano de 2025 foi extremamente desafiador, já que a capital, Belém, recebeu a COP 30 (30ª Conferência Mundial sobre as Mudanças do Clima), o maior evento evento mundial sobre discussões climáticas, o que mobilizou a estrutura estatal para as garantias da lei e da ordem na cidade, sem perder a atenção ao interior.
“O que orientou as entregas foi uma lógica de capacidade: proteger o agente, ampliar comunicação, garantir mobilidade e fortalecer comando e controle. Isso muda o patamar do serviço de segurança pública, porque organiza a resposta desde a rua até o centro de decisão.”, afirmou Ualame Machado.
Comando, controle e tecnologia
Em preparação para a COP30, por exemplo, a Segup entregou o segundo Centro Integrado de Controle e Comando Móvel. O Centro tem diversas funcionalidades, e garante o monitoramento de pontos estratégicos da cidade com drones, com câmeras exclusivas e com câmeras que alcançam até 3 mil metros de distância, fortalecendo a coordenação e resposta em operações de grande porte.
Tudo isso se integra ao pacote de investimentos realizados pelo Governo do Pará que hoje integram à nova sede da Segup e o novo Centro Integrado de Controle e Comando (CICC).
“O CICC Móvel reforça a coordenação em campo, amplia a integração entre as forças e qualifica a tomada de decisão. Em um evento do porte da COP30, isso significa mais gestão operacional e resposta mais rápida”, destacou Ualame Machado.
Com todo o centro de inteligência e coordenação das ações de comando e controle modernizadas, a Segup direcionou seus investimentos para a ampliação da capacidade operacional dos agentes públicos na região metropolitana de Belém. Com investimento de cerca de R$ 50 milhões, foram entregues 2.800 tasers, 10 viaturas blindadas, mais de 4.400 armas (pistolas e fuzis), 6.000 coletes balísticos e 1.000 rádios transceptores.
Reforço fluvial e apoio às emergências
Para ampliar a mobilidade e a presença das forças de segurança também pelos rios, uma característica determinante na dinâmica urbana e territorial da Região Metropolitana de Belém, foram entregues duas embarcações de 200HP.
O reforço fluvial se soma a outras aquisições voltadas ao patrulhamento e à atuação integrada, como mais uma lancha blindada destinada à Segup, além de uma lancha de patrulhamento, e ainda duas lanchas rosas, para reforço no atendimento à mulheres ribeirinhas, dentro do conjunto de modernização operacional na capital.
Além da segurança pública, o pacote de investimentos em Belém e região também ampliou a capacidade de resposta a emergências e ocorrências de maior complexidade. Como 15 novas viaturas de ambulâncias de resgate e duas viaturas de auto bomba tanque florestal ao Corpo de Bombeiros Militar, reforçando a estrutura de atendimento na Região Metropolitana, especialmente em cenários que exigem rapidez, logística e atuação especializada.
