Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA VIÁRIA

Ponte sobre o Rio Itacaiúnas fortalece mobilidade, segurança e qualidade de vida em Marabá

A entrega da nova estrutura pelo Governo do Pará completa um ano neste 27 de dezembro, com vários impactos positivos no dia a dia da população

Por Giovanna Abreu (SECOM)
27/12/2025 08h00
Nova ponte sobre o Itacaiúanas muda a realidade da população de vários municípios do sudeste paraense

Um ano após o governo do Estado entregar a terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas, em Marabá, na Região de integração Carajás, no sudeste paraense, a professora Fabíola Silva, moradora do município, ressalta as melhorias na mobilidade, segurança e qualidade de vida já vivenciadas pela população, além do impulso na economia, como resultados diretos da obra de infraestrutura viária.

“A ponte facilitou muito a nossa locomoção, diminuiu o percurso e tornou mais rápida e segura a travessia dos núcleos urbanos Nova Marabá e Cidade Nova. Essa construção do Estado foi excelente! Impulsionou o desenvolvimento da cidade e do comércio, com o aumento do fluxo de pessoas, valorizou a região e deu mais vida para os municípios. É uma infraestrutura que veio para somar para todos nós”, assegura Fabíola Silva.

Neste 27 de dezembro, a entrega da ponte, construída em concreto armado, com 524 metros de extensão e 16 metros de largura, completa um ano. O projeto resulta de um investimento de R$ 116 milhões, dos quais R$ 50 milhões foram garantidos pelo Tesouro Estadual.

Fluidez - A estrutura é um marco arquitetônico e funcional para Marabá e outros municípios. “Celebramos uma obra que transformou a mobilidade da região, garantindo mais rapidez, segurança e fluidez no deslocamento entre os principais núcleos urbanos da cidade. Essa estrutura, fruto da parceria entre o Governo e a Prefeitura de Marabá, fortaleceu a integração local, melhorou a logística e impulsionou atividades econômicas que dependem de acesso e transporte”, destaca Adler Silveira, titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra). 

A pedagoga Lucilene Santos, também moradora de Marabá, conta que antes precisava se deslocar pela Transamazônica (Rodovia BR-230), muitas vezes congestionada, e que a partir da construção da ponte quem precisa fazer o percurso só teve vantagens, inclusive, financeira. “Além do engarrafamento que enfrentávamos, era muito mais longe pela Transamazônica. Com a ponte, além de mais rápido, o trajeto curto representa também economia de combustível”, acrescenta.

Movimento e saúde – A ponte conta com faixas de passeio de 1,60 metro nos dois lados, e muitos moradores de Marabá, como Pollyanna Mota, usam o espaço para se exercitar. “Só tenho elogios para essa obra. Além de ter nos beneficiado na logística, uso a ponte com frequência para correr. É um lugar agradável, com uma paisagem bonita e clima leve. Sem dúvida, essa ponte veio para agregar ainda mais para todos nós”, afirma Pollyanna.

Para Max William, outro morador, a construção da ponte beneficiou o dia a dia da população da região. “Reduzi muito o tempo gasto no deslocamento de casa para o trabalho. Moro na Nova Marabá, e ter que ir até a outra ponte tomava muito tempo. Além disso, o trânsito se distribuiu melhor, diminuindo o fluxo de veículos na ponte antiga. Isso é qualidade de vida para o nosso cotidiano”, conclui.