Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Terapia para a alma: Unacon de Tucuruí promove sessão de musicoterapia para celebrar o Natal com pacientes oncológicos

Iniciativa integrou a programação natalina do Hospital Regional de Tucuruí e reforçou o cuidado humanizado no tratamento contra o câncer

Por Governo do Pará (SECOM)
23/12/2025 20h39

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Tucuruí promoveu, na manhã da última terça-feira (23), uma sessão especial de musicoterapia como parte da programação natalina do Hospital Regional de Tucuruí (HRT). A ação levou música e acolhimento aos pacientes em tratamento oncológico, fortalecendo as práticas de humanização no cuidado em saúde.

A apresentação musical foi conduzida pelos músicos Kevin Alencar, no saxofone, Alex, no violão, e Felipe Devis, no violino, que se apresentaram de forma voluntária. A iniciativa proporcionou momentos de relaxamento, emoção e conforto tanto para os pacientes quanto para os profissionais que atuam na unidade.

Benefícios comprovados para a saúde

Estudos recentes indicam que a musicoterapia pode reduzir em mais de 78% os quadros de náuseas e em cerca de 48% as dores relatadas por pacientes em tratamento contra o câncer. Ao ouvir música, o organismo libera hormônios como dopamina e endorfina, associados à sensação de prazer, bem-estar e alívio da dor.

Esses efeitos positivos se estendem também às equipes de saúde. Para o violinista Felipe Devis, a experiência vai além da apresentação musical. “É igualmente emocionante para nós poder transmitir emoções a outras pessoas. É realmente uma bênção, e tenho certeza de que recebemos muito mais do que contribuímos. É maravilhoso”, afirmou.

O saxofonista Kevin Alencar também destacou o impacto da música no cotidiano. “A música me proporciona mais serenidade no dia a dia. De fato, existe uma conexão entre a escuta de músicas aprazíveis e a saúde. Temos sorte pela existência da ciência da musicoterapia”, ressaltou.

Cuidado humanizado e planejamento terapêutico

Segundo a coordenadora de Enfermagem da Unacon, Samara Nunes, a música atua como um importante recurso terapêutico nos ambientes hospitalares. “A música em pacientes com condições psicológicas reduz a ansiedade e melhora o sono, proporcionando maior autocontrole para lidar com situações de medo e incertezas, como a internação”, explicou.

Ela reforça que, apesar de parecer simples, a musicoterapia exige planejamento. “Em momentos de medo intenso, optar por melodias em tons menores, por exemplo, pode trazer calma, transmitindo uma sensação de afeto e confiança”, destacou a coordenadora.

Um som, múltiplos benefícios

A musicoterapia é utilizada em diferentes áreas da medicina, como saúde mental, alívio de sintomas físicos e cuidados paliativos. Um de seus diferenciais é o fato de a memória musical ser uma das últimas a se perder em pacientes com demência e doenças neurodegenerativas, já que está ligada a regiões profundas do cérebro associadas às emoções e à identidade.

Mesmo em casos de comprometimento cognitivo grave, uma canção pode despertar lembranças e sentimentos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. “É também um componente essencial de uma equipe multidisciplinar, tornando o tratamento mais humanizado e empático”, concluiu Samara Nunes.

Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRT