Hospital Ophir Loyola realiza mutirão de cirurgias oncológicas e amplia o acesso ao tratamento do câncer no Pará
Ação estratégica reduziu a fila cirúrgica, beneficiou pacientes de diversas regiões do Estado e reforçou o compromisso do hospital com o cuidado humanizado e a resolutividade no SUS
O Hospital Ophir Loyola (HOL) realizou, no final de semana, um importante mutirão de cirurgias oncológicas nas especialidades de cirurgia oncológica e cirurgia de cabeça e pescoço, reforçando o compromisso da instituição e de sua diretoria com a ampliação do acesso ao tratamento do câncer no Estado do Pará.
Ao todo, foram realizadas 51 cirurgias oncológicas em mutirões no último mês, incluindo ações de combate ao câncer de mama, beneficiando pacientes diagnosticados com câncer de mama, do sistema digestivo, de cabeça e pescoço e com lesões malignas cutâneas. São patologias de alta complexidade que exigem tratamento especializado e oportuno. Os pacientes atendidos são oriundos de diversas regiões do Estado e têm no Hospital Ophir Loyola sua principal referência em oncologia.
A iniciativa integra uma estratégia institucional contínua de enfrentamento à fila cirúrgica. Somente em 2025, o HOL já realizou, até o momento, 3.719 procedimentos cirúrgicos, demonstrando a capacidade operacional da unidade e o esforço permanente para garantir acesso, resolutividade e qualidade assistencial.
O mutirão mobilizou equipes multiprofissionais: cirurgiões, anestesistas, enfermagem, equipes de apoio e gestores, em uma atuação integrada que evidencia o compromisso com a segurança do paciente, o cuidado humanizado e a eficiência assistencial.
“Temos o compromisso com a sociedade e com os pacientes de oferecer o que o SUS tem de melhor no tratamento oncológico”, destacou o diretor clínico do Hospital Ophir Loyola, Dr. Fábio Araújo, que tem mobilizado todo o hospital em uma força-tarefa de dedicação integral e melhoria contínua do cuidado aos pacientes.
Entre os beneficiados está o paciente Piracy Araújo, de 88 anos, que destacou a importância do mutirão para a retomada da esperança. “Através de um telefonema fui avisado. Foi um momento de esperança”, relatou.
A filha do paciente, Nelma Araújo, também ressaltou a qualidade do atendimento recebido.
“Achei tudo muito profissional, desde o primeiro contato até a alta. A equipe foi super profissional e fez o melhor”, afirmou.
Ações como esta refletem uma gestão comprometida com a responsabilidade social, a ampliação da capacidade assistencial e o cuidado centrado no paciente, especialmente em um cenário em que o diagnóstico e o tratamento oportunos são determinantes para melhores desfechos clínicos.
Os mutirões cirúrgicos e outras iniciativas estratégicas visam a otimização dos recursos da saúde pública e o fortalecimento da assistência à população paraense. O Hospital Ophir Loyola reafirma, assim, seu papel como referência estadual no tratamento do câncer, promovendo dignidade, esperança e qualidade de vida aos pacientes oncológicos.
