HGT promove bem-estar com projeto de musicoterapia no Centro de Hemodiálise
Iniciativa leva música aos pacientes, contribuindo para reduzir o estresse, tornar o ambiente mais acolhedor e amenizar os impactos emocionais do tratamento
Reafirmando o compromisso com a humanização da assistência e com o cuidado centrado no paciente, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) mantém ações contínuas de musicoterapia junto aos usuários do Centro de Hemodiálise da unidade. A iniciativa integra as estratégias de acolhimento desenvolvidas pela gestão hospitalar e busca oferecer momentos de conforto, tranquilidade e bem-estar aos usuários, durante o tratamento renal.
A hemodiálise é um procedimento que exige frequência regular e longos períodos de permanência na unidade, o que pode gerar desgaste físico e emocional. Diante dessa realidade, o HGT desenvolve o projeto de musicoterapia como uma prática complementar ao cuidado clínico, contribuindo para tornar o ambiente mais acolhedor e para minimizar os impactos emocionais associados ao tratamento contínuo.
Jenifer Ribeiro, coordenadora do Centro de Hemodiálise, explica que o projeto de musicoterapia faz parte das ações de humanização desenvolvidas pela unidade e é resultado do trabalho integrado da equipe multiprofissional. Segundo ela, a proposta é ampliar o cuidado oferecido aos pacientes, considerando não apenas o tratamento clínico, mas também o ambiente e a forma como o atendimento é conduzido.
“As ações são pensadas de maneira coletiva, envolvendo diferentes profissionais, justamente para oferecer um cuidado mais completo. A presença da música durante as sessões contribui para tornar o ambiente mais acolhedor e organizado, favorecendo uma experiência mais tranquila para os nossos pacientes atendidos”, destacou a coordenadora.
Segundo ela, compartilhar a música em espaços de cuidado representa uma forma de doação e apoio aos pacientes que enfrentam rotinas intensas de saúde.
Aprovação - A usuária Nazaré Cintia, de 58 anos, que faz hemodiálise desde janeiro de 2025 em Tailândia, destacou a importância da iniciativa para tornar o tratamento mais acolhedor. Segundo ela, a presença da música durante as sessões ajuda a quebrar a rotina do procedimento, que exige longos períodos sentada.
“Eu acho essa iniciativa muito boa. Sempre é ótimo ter a cantora aqui com a gente. A voz dela é muito bonita e, quando ela cantou a primeira música, Deus e eu no sertão, eu me emocionei e chorei. Para nós, que precisamos ficar aqui sentados durante toda a sessão, a música acaba sendo um passatempo e deixa o momento mais leve”, ressaltou a usuária, que reside em Palmares, distrito de Tailândia.
O psicólogo Ícaro Tonin, que atua no Centro de Hemodiálise do HGT, ressaltou a importância da musicoterapia como recurso complementar no cuidado aos pacientes. Segundo ele, a iniciativa contribui diretamente para o bem-estar emocional durante as sessões, que fazem parte de uma rotina contínua e, muitas vezes, cansativa.
“A musicoterapia é uma ferramenta importante no cuidado em saúde, porque ajuda a reduzir a ansiedade, o estresse e a tensão emocional. A gente percebe que, durante as apresentações, os pacientes ficam mais envolvidos, atentos e receptivos. A música ajuda a distrair a mente, aliviar o cansaço e afastar pensamentos negativos, tornando o tempo de tratamento mais leve. Para muitos, esse momento acaba sendo uma pausa dentro da rotina hospitalar, um espaço de escuta e acolhimento, trazendo um aspecto de lar que reconforta e humaniza o ambiente clínico”, ressaltou o psicólogo.
Estrutura e atendimento - O Centro de Hemodiálise do HGT funciona de segunda-feira a sábado, em dois turnos, e dispõe de 20 cadeiras — 18 para tratamento regular e duas exclusivas para pacientes com hepatite B. A unidade, entregue em dezembro de 2024, já contabiliza 6.306 sessões, e atualmente é responsável pelo tratamento ativo de 58 pacientes.
HGT - O Hospital Geral de Tailândia conta com 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Texto: Andrey Silva/Ascom HGT
