Hospital da Mulher do Pará amplia acesso à saúde especializada a pacientes do interior
Funcionando há nove meses em Belém, com mais de 20 especialidades, a unidade garante atendimento integral a moradoras dos 144 municípios
Iraci Aires, 52 anos, moradora do município de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, é pescadora, mas em razão de um problema de saúde ficou impossibilitada de trabalhar. Com a necessidade de cuidados especializados, ela foi encaminhada ao Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém.
“Meu caso era sério. Me dava febre, dor de cabeça, ficava sem dormir, mas graças a Deus fui operada, e agora estou em recuperação. Eu agradeço, em primeiro lugar a Deus, e depois a esse Hospital, que é de primeiro mundo, e todos que me acolheram. Fui bem assistida por toda a equipe”, afirmou a paciente.
Desde a data de entrega, 8 de março passado, a unidade de saúde vem consolidando seu papel como referência estadual em atendimento integral à saúde feminina. O Hospital recebe pacientes encaminhados dos 144 municípios, ampliando o acesso à saúde de qualidade e reforçando a importância da regionalização da assistência hospitalar.
Há pacientes oriundas das regiões de Integração Marajó, Baixo Amazonas e Carajás que passam por procedimentos de média e alta complexidade, principalmente nas áreas de ginecologia e cirurgia geral, além de atendimentos especializados, como casos de violência contra a mulher. Isso evidencia o suporte estratégico da unidade na assistência e proteção à mulher, somando-se aos demais serviços da rede estadual.
'Atendimento impecável' - Moradora do município de Parauapebas (sudeste), Maria Bertilha de Souza, 41 anos, auxiliar de serviços gerais, estava há anos convivendo com fortes incômodos abdominais. “Eu sentia dor na barriga inteira. Depois de uma transvaginal foi descoberto que era um cisto. Aí eu vim, por meio do TFD (Tratamento Fora Domicílio), porque não tinha condições de transporte, e não foi possível fazer a cirurgia no meu município. Consegui minha operação nesse Hospital, e achei impecável o tratamento. A cirurgia foi excelente. Todos me atenderam bem”, garantiu Maria.
Outra paciente atendida é moradora de Altamira (Região de Integração Xingu). Ana Zélia Loureiro, 32 anos, fez consultas, exames e cirurgia para tratar um comprometimento nos rins. “Eu fiz tudo por aqui. Estou sendo bem atendida pelos profissionais. Enfermeiros, médicos passam segurança e tranquilidade na hora da cirurgia. Eu gostei do tratamento que recebi”, disse.
Segundo a diretora-geral do HMPA, Nelma Machado, a demanda crescente reflete a confiança das secretarias municipais de Saúde, e das próprias usuárias, no modelo de atenção desenvolvido pela unidade.
Cuidado humanizado - Nelma Machado acrescenta que “receber pacientes de todas as regiões do Pará reforça a missão da unidade em garantir cuidado qualificado, humanizado e com base em protocolos atualizados. Trabalhamos diariamente para oferecer segurança, acolhimento e resolutividade às mulheres que chegam até nós, independentemente da distância que percorreram”.
Com o serviço de consultas em mais de 20 especialidades, e exames laboratoriais e de imagem, as pacientes têm o diagnóstico preciso para realizarem cirurgias e acompanhamento com uma equipe multiprofissional, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.
Serviço: Para ser atendida no Hospital da Mulher do Pará a paciente deve, primeiro, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outra unidade de saúde no município onde reside. O encaminhamento também pode ser feito por meio de uma Usina da Paz. O HMPA está localizado na Avenida Gentil Bittencourt, nº 2175, bairro de São Brás, em Belém.
