Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Capanema faz simulação realística para fortalecer resposta a emergências

No Ambulatório, iniciativa capacitou os profissionais para o reconhecimento de sinais de piora clínica para agilidade na estabilização do usuário

Por Governo do Pará (SECOM)
15/12/2025 10h44

Referência em média e alta complexidade na região nordeste do Pará, a gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, promoveu, na manhã desta segunda-feira (15), uma simulação realística de atendimento a emergências com a equipe de recepcionistas do Ambulatório. A ação capacitou os profissionais a reconhecerem sinais de piora clínica, realizarem a estabilização inicial do usuário e acionarem corretamente o código de emergência, até a chegada da equipe de Enfermagem.

Durante o exercício, que simulou situações de código azul e código amarelo, os usuários se surpreenderam positivamente com a iniciativa do hospital em qualificar continuamente seus colaboradores para garantir um atendimento mais seguro e eficiente. O treinamento foi realizado na sala de Reabilitação e contou com o apoio da equipe assistencial, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais dos setores de laboratório e hemodiálise, que contribuíram para tornar o cenário ainda mais realista e alinhado às práticas adotadas em situações de emergência.

Para o coordenador Ambulatorial, Diego Ribeiro, a iniciativa reforça a importância da preparação contínua das equipes. “Esse treinamento é fundamental para garantir que nossos recepcionistas estejam preparados para agir nos primeiros minutos de uma emergência, junto aos nossos usuários. São situações inesperadas, que exigem agilidade, segurança e trabalho em equipe. Quando qualificamos nossos profissionais, fortalecemos todo o fluxo de atendimento e reforçamos o nosso compromisso com a segurança e o cuidado ao usuário.”

A enfermeira Ivana Jaques, que conduziu as orientações de primeiros socorros e estabilização durante o treinamento, ressaltou a importância prática da iniciativa para o dia a dia do atendimento. “Esse tipo de preparação é essencial para fortalecer o tempo de resposta em situações críticas. Ensinar os recepcionistas a identificar sinais de alerta, manter a calma e iniciar as primeiras condutas faz toda a diferença até que a equipe de enfermagem chegue ao local. Quando todos entendem seu papel no processo, o cuidado se torna mais seguro e eficiente para o usuário”.

Aprovação - André Luiz Barbosa da Costa, 51 anos, morador do município de Capanema, que foi ao hospital para um retorno com a Gastro, contou que sempre foi muito bem atendido na unidade e aproveitou para elogiar a condução dos atendimentos. “Fiquei bastante impressionado com a organização e a rapidez da equipe. Ver os recepcionistas prontos para agir e a integração com os enfermeiros e demais setores me deixou mais seguro como usuário. O hospital sempre me atendeu bem, e iniciativas como essa mostram que a preocupação com a qualidade só aumenta. Isso dá ainda mais confiança para quem vem buscar cuidado aqui.”

Dados - O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) conta com uma equipe de aproximadamente 25 recepcionistas, atuando em diferentes recepções e áreas de atendimento ao público. Esses profissionais são continuamente treinados e qualificados não apenas para acolher bem os usuários, mas também para oferecer o primeiro amparo em situações emergenciais.

Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés - CHC integra a rede estadual de saúde do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, em Capanema. Mais informações pelo telefone (91) 3122-7391.

Texto de Felipe Brito / Ascom CHC