Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO GAMER

PCT Guamá impulsiona setor de jogos com realização da EXPO EDG GAMES X

Evento reuniu estudantes, desenvolvedores e estúdios independentes, fortalecendo a troca de conhecimento e o ambiente de inovação no Pará

Por Kelvyn Gomes (PCTGuamá)
12/12/2025 18h19

Nesta sexta-feira (12), o PCT Guamá se transformou em uma verdadeira arena para compartilhar experiências, desafios e conquistas sobre o mundo dos jogos durante a EXPO EDG GAMES X, evento sobre o universo dos games que reuniu desenvolvedores, fãs e entusiastas do universo gamer da região. O evento é uma realização da Ludus Studio em parceria com a Ovelha Desperta e apoio do PCT Guamá e da Game Deves.

Estudante do curso de Computação Gráfica do Senac, em Belém, Bruna Silva veio pela primeira vez ao Parque de Ciência e Tecnologia por conta do evento. A jovem estudante, que tem se dedicado à área de modelagem 3D, animação e ambientes virtuais para Realidade Virtual (os já conhecidos óculos VR), veio ao evento atraída pela troca de saberes e aprendizagens. “Crescer, aprender e aprimorar aquilo que já sei”, afirmou a estudante, que se dedica à modelagem 3D.

Bruna Silva é estudante de Computação Gráfica e acompanhou a programação

Em estágio final de formação, ela considera que, apesar do potencial da área, “não posso ficar estagnada”. Após concluir o curso, Bruna defende o crescimento e o aperfeiçoamento como estratégias para alavancar o mercado digital. “Progredir, crescer nesse aprendizado e aprender com outros profissionais, com outras pessoas, mesmo que em passos pequenos, porque nada se começa já no alto”, afirmou. 

Destinado sobretudo a jovens que têm se interessado em tornar-se desenvolvedores de jogos, o evento também foi um espaço para a exposição de produtos concretos que, segundo o CEO da Ovelha Desperta, Ivo Barbosa, permite vislumbrar o setor como uma oportunidade de trabalho. “Que este público entenda que jogos não devem ser levados apenas como hobby, mas sim como parte da sua carreira profissional, e que coloquem em teste o que estão produzindo”, frisou.

Ivo Barbosa, CEO da Ovelha Desperta

Ivo, que também atua como professor da área, considera que, na região, o setor precisa ser mais explorado. “Só agora estão conseguindo um maior volume de pessoas que realmente desenvolvem jogos”, resumiu. Mas enxerga um enorme potencial técnico no Estado do Pará. “O volume ainda é pequeno, mas o que é produzido tem muita qualidade. Pessoas de fora reconheceram que a região tem poucos jogos, mas muita qualidade”, concluiu o professor.

Desenvolvedor e CEO da Ludus Studio, que promoveu o evento, Ítalo Freitas ressalta que “há uma carência muito grande e falta de grupos que se juntem para compartilhar conhecimento na área”, apesar de ser “uma área em crescimento, pois jogos podem ser usados não apenas para entretenimento, mas para inúmeras outras aplicações”.

Italo Freitas, CEO da Ludus Studio

Hub de novas ideias
O PCT Guamá, iniciativa do governo do Estado do Pará administrado pela Fundação Guamá, tem atuado há 15 anos como incubadora de novas ideias e um dos principais Hubs de ciência, tecnologia e inovação da Amazônia. Para o CEO da Ludus Studio, “realizar esse evento aqui ajuda a difundir o conhecimento e a impulsionar o mercado local”.

O desenvolvedor também considera que estar no Parque “é muito importante para incentivar a reunião desta comunidade, que dificilmente se movimenta sozinha. O espaço funciona como um ponto de encontro, de partida para fomentar conhecimento e troca de saberes”.