Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALERTA

Pará reforça vacinação contra a gripe e convoca grupos prioritários para ampliar cobertura

Sespa alerta para baixa adesão de crianças, idosos e gestantes e orienta municípios a intensificarem estratégias antes do pico do inverno amazônico

Por Roberta Vilanova (SESPA)
12/12/2025 15h33

Crianças, idosos e gestantes são o foco da primeira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza, iniciada em 3 de novembro, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O alerta foi reforçado aos gestores municipais de Saúde dos 144 municípios paraenses, já que esses grupos são os mais vulneráveis a desenvolver quadros graves da gripe caso não recebam a vacina atualizada.

Durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta quinta-feira (11), no Hotel Beira Rio, em Belém, a coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, orientou os secretários municipais a intensificarem a busca ativa para elevar a cobertura vacinal até o fim da campanha.

O Pará recebeu mais de 2,5 milhões de doses e tem como meta vacinar 90% do público prioritário, o equivalente a 1.756.232 pessoas. No entanto, até o momento, apenas 391.125 doses foram aplicadas, sendo somente 15,67% destinadas aos grupos prioritários.

Municípios com maior cobertura vacinal

Na ocasião, Jaíra apresentou os cinco municípios com melhor desempenho: Idosos - Primavera (55,44%); Santa Luzia do Pará (52,26%); Quatipuru (47,86%), Faro (46,48%) e Curuá (41,71%); crianças - Bonito (61,59%), Santarém Novo (47,95%), Primavera (47%), Magalhães Barata (45,11%) e Nova Timboteua (43,94%); gestantes - Peixe-Boi (81,13%), Curuá (68,35%), Santa Luzia do Pará (63,41%), Brejo Grande do Araguaia (59,02%) e Primavera (58,95%).

Apesar dos destaques, a coordenadora reforçou que o Estado ainda está distante das metas. “É importante que os grupos prioritários sejam vacinados antes da intensificação do período chuvoso para reduzir os riscos de infecção por vírus respiratórios”, destacou.

Jaíra pediu aos gestores que reforcem ações de microplanejamento, buscando quem não procura espontaneamente as unidades de saúde, em parceria com a sociedade civil.

Como incentivo, ela anunciou que os cinco primeiros municípios que alcançarem 90% de cobertura para idosos, crianças e gestantes até fevereiro de 2026 serão premiados com uma fantasia oficial do personagem Zé Gotinha, para uso em campanhas de mobilização.

Sobre a doença e a vacina

A gripe é um vírus respiratório que afeta pulmões, nariz e garganta, causando sintomas como febre, dor muscular, tosse, coriza e fadiga. A vacina disponibilizada pela rede pública protege contra três vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. “A vacina reduz o adoecimento, as complicações e os óbitos, principalmente nos grupos prioritários”, ressaltou a coordenadora.

Jaíra fez um apelo às famílias: “Levem suas crianças, idosos e gestantes para tomar a vacina, para que não corram risco de agravamento da doença”.

Embora a campanha siga até 28 de fevereiro de 2026, quanto antes a população se vacinar, mais cedo estará protegida para enfrentar o período chuvoso, quando há maior circulação de vírus respiratórios.

A campanha, alinhada ao período do inverno amazônico, está em vigor desde 2023 após solicitação dos secretários de Saúde da região Norte, com apoio do Conass.

Além da vacinação, a Sespa orienta os seguintes cuidados essenciais:

Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, descartando o lenço após o uso;

Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;

Não compartilhar objetos pessoais;

Manter ambientes limpos e ventilados;

Evitar aglomerações e locais fechados;

Usar máscara se estiver com sintomas gripais ou fizer parte dos grupos prioritários;

Manter hidratação e alimentação saudável.