Congresso de Movimento Humano reúne especialistas da Região Norte em Belém
Promovido pela Uepa, UFPA e UFAM, evento discutirá pesquisas, formação e inovação em reabilitação, funcionalidade e desempenho humano
Com foco nos avanços em reabilitação e desempenho humano, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) será sede do IV Congresso de Movimento Humano: 1º Congresso de Reabilitação e Desempenho Funcional, realizado pelos Programas de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGREAB/Uepa) e os PPGs em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Pará (PPGCMH/UFPA) e da Universidade Federal do Amazonas (PPGCiMH/Ufam), de 15 a 17 de dezembro, em Belém. A abertura oficial do evento será no dia 15, às 14h, no auditório da Ueafto, no campus II/CCBS da Uepa, em Belém. Em seguida, ocorrerá a aula magna Avaliação dos Programas de Pós-graduação na Área 21, com a professora Maria Iracilda da Cunha Sampaio.
A área 21 engloba Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. A programação do congresso reunirá palestras, mesas-redondas, conferências e apresentação de trabalhos científicos e as inscrições ainda podem ser feitas no site do evento.
Sobre os desafios e o impacto dos programas de pós-graduação da Área 21, o professor Rodrigo Santiago, coordenador do PPRGREAB, contou que o maior desafio é a carência de recursos disponibilizados para a região, o que impacta na possibilidade de conseguir equipamentos e recursos para a realização de pesquisas.
“Agora a situação tem melhorado um pouco mais com a instalação dos três programas na região, favorecendo a pesquisa de qualidade para a nossa área. Esse congresso é realizado a cada dois anos pelos três PPGs da região Norte da área 21 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O evento busca divulgar a pesquisa e a aproximação de pesquisadores docentes e discentes para fortalecer a pós-graduação na região Norte”, disse.
Voltado para profissionais, estudantes dos PPGs e dos cursos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e demais áreas da saúde, o congresso também oferece diversos minicursos como Eletromiografia de Superfície, Espirometria, mobilização em UTI, seleção de exercícios na musculação, uso do SPSS e variabilidade da frequência cardíaca.
PPGREAB/ Uepa - Recomendado pela Capes, o programa é estruturado na área de concentração Intervenção e Funcionalidade e conta com duas linhas de pesquisa: Avaliação e Intervenção Terapêutica nos Sistemas Cardiorrespiratório e Metabólico; e Avaliação e Intervenção Terapêutica nos Sistemas Neuromuscular. O PPGREAB é o terceiro da região Norte na área 21 e o primeiro em Reabilitação e Desempenho Funcional.
