Reorganização de linhas de ônibus começa na segunda, 15
Mudanças reduzem sobreposições de trajetos e fluxo de veículos nos corredores viários
A modernização da mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belém terá a descontinuidade de 21 linhas de transporte coletivo convencional a partir do próximo dia 15, segunda-feira. A reorganização ocorre após a entrada do BRT Metropolitano e visa reduzir a sobreposição de itinerários e o fluxo de veículos em corredores viários, como a rodovia BR-316 e as avenidas Almirante Barroso, José Malcher e Boulevard Castilhos França.
O BRT Metropolitano, sistema do Governo do Pará, opera com 31 linhas, sendo 9 troncais e 22 alimentadoras. No último dia 8, entraram em funcionamento mais 75 veículos climatizados, completando a oferta aos usuários.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, explicou que o serviço operou inicialmente de forma simultânea com o convencional, mas a dinâmica necessitou de ajustes de sobreposição de itinerários.
“A partir desse movimento, foi realizado um estudo das linhas de ônibus existentes na região metropolitana, e identificamos linhas sobrepostas que serão desativadas a partir do dia 15. Com isso, aquelas linhas convencionais que antes faziam o transporte das pessoas diretamente do bairro até o centro deixam de operar. É importante lembrar que será necessário utilizar os ônibus azuis do sistema BRT para chegar aos terminais de Marituba e Ananindeua, onde ocorrerá o transbordo dos ônibus que atendem os bairros para os ônibus que levarão a população até o centro”, pontua o secretário.
A integração oferece economia, com o pagamento de tarifa única de R$ 4,60, e comodidade com ônibus modernos e menos poluentes, além de agilidade. “Essa reorganização melhora o fluxo de veículos ao longo do corredor da BR-316 e reduz o tempo de deslocamento, já que há um aumento da velocidade média. Isso garante um transporte coletivo de melhor qualidade, com veículos climatizados, Wi-Fi e mais conforto. As pessoas vão poder chegar mais rápido ao trabalho, à escola, aos serviços públicos e ao centro da cidade, utilizando a canaleta do BRT”, acrescenta.
Confira as linhas que serão descontinuadas a partir do dia 15:
- Santa Bárbara – São Brás
- Benevides – São Brás
- Benevides – Castanheira
- Murinin – Castanheira
- Maguari – Pátio Belém
- Maguari – Doca
- Aurá – Presidente Vargas
- Curuçambá – Pátio Belém
- Águas Lindas – Presidente Vargas
- Águas Lindas – Ver-o-Peso
- Águas Lindas – Pátio Belém
- Júlia Seffer – Pátio Belém
- Distrito Industrial – Pátio Belém
- Ananindeua – Presidente Vargas
- Marituba – Pátio Belém (Pirelli/Decouville)
- Marituba – Pátio Belém (Mário Couto)
- Júlia Seffer – Presidente Vargas
- Almir Gabriel – Pátio Belém (São Brás)
- Almir Gabriel – Ver-o-Peso
- Marituba – Direcional (Doca)
- Marituba – Pátio Belém (Cerâmica)
Maior oferta de linhas - Os usuários devem ficar atentos aos itinerários das linhas já existentes no BRT Metropolitano, que permite integração entre áreas que anteriormente não eram atendidas, como as partes sul e norte de Ananindeua e Marituba, por exemplo.
Marcilene Carvalho, mora em Marituba e estuda em Ananindeua. Para ela, além de maior oferta e agilidade, os veículos oferecem mais qualidade. “Agora tem mais linhas e a gente chega mais rápido no local. O ônibus com ar-condicionado facilitou bastante a minha vida. É muito bom porque antigamente os ônibus eram velhos. Eu costumo usar roupa branca e quando chegava no curso, estava suja. Agora não, eles são novos, limpinhos, com mais qualidade”, afirma a estudante.
Marcos Freitas utiliza o BRT para se deslocar à Universidade Federal do Pará. Morador do bairro do Aurá, ele terá uma das linhas convencionais descontinuadas e recomenda o uso do sistema integrado.
“Antes eu precisava pegar um ônibus do bairro mesmo ou ir até São Brás para conseguir pegar um ônibus que me levasse à universidade. Ou então eu tinha que pegar um mototáxi ou algum carro que me levasse até a BR, para então pegar um Marituba–UFPA. Agora não. Eu pego o Aurá direto lá no meu bairro, venho para o terminal e já pego o UFPA direto. Facilita mais, é mais rápido, é mais econômico. Então eu acho que melhorou bastante essa modalidade do BRT”, explica o engenheiro civil.
Ter experimentado o sistema, possibilitou que ele tivesse mais familiaridade, então não vai sentir tanto a descontinuidade. “Tirar alguns ônibus diminui o trânsito e deixa mais rápido chegar ao destino. Mas por outro lado também complica para algumas pessoas que ainda não utilizam esses ônibus. Eu recomendaria que viessem para o BRT, porque no calor que faz, mesmo agora no período de chuva, ônibus muito lotado é muito ruim. O BRT facilita muito porque é mais rápido, mais confortável e mais refrescante”, conclui.
Bilhetagem digital - O BRT Metropolitano possui um sistema de bilhetagem digital exclusivo, o Pra Já. Desenvolvido pela concessionária Autopass, sob a gestão institucional da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), o sistema oferece três opções de acesso ao transporte: o bilhete digital (QR Code), comprado via Pix no aplicativo Pra Já Metropolitano (disponível para Android e iOS); o cartão físico Pra Já, recarregável pelo aplicativo e nas bilheterias do BRT, onde também pode ser adquirido o bilhete físico com pagamento em dinheiro em espécie.
No primeiro mês foram 15 mil cartões físicos emitidos e 33 mil download de aplicativo móvel. A tendência é esses números crescerem, pois a partir do dia 15/12, o cartão Passe Fácil, do Setransbel, não poderá mais ser apresentado nas bilheterias para garantir as gratuidades de idosos e pessoas com deficiência .
O sistema também possui vale transporte e as empresas devem cadastrar seus colaboradores no site https://tclient.inter.belem.orbi.autopasscorp.com/login.
Além de sênior, especial e vale transporte, o Pra Já está disponível nas categorias comum e escolar.
A emissão do cartão físico pode ser feita nos terminais de Marituba e Ananindeua, nas Estações Cidadania de São Brás e dos shoppings Metrópole e Pátio Belém. Há também postos em Castanhal - Semas e Cras Jaderlândia, Benevides - Agência Distrital, Santa Bárbara - Espaço Styllus Produções e Santa Izabel - Praça da Bandeira.
