Ações de cuidados paliativos beneficiam pacientes e acompanhantes na Santa Casa do Pará
O cuidado paliativo é uma política institucional da Santa Casa que estimula esse tipo de ação voltada para o bem estar dos pacientes
Um simples passeio pelo corredor ou uma parada para olhar a paisagem da janela podem ser parte da rotina de muitos pacientes e acompanhantes em atendimento na Santa Casa. Mas para as crianças internadas na UTI pediátrica, que precisam ficar conectadas a aparelhos como respiradores e monitores, esse tipo de encontro pode ser raro, mas mesmo assim muito importante e especial sempre que pode ser viabilizado. É o que ressalta a pediatra Flávia Paes, que acompanha pacientes na Unidade e outras ações já desenvolvidas na unidade.
“A nossa unidade é uma UTI de pacientes crônicos e alguns nunca saíram do hospital. Todos eles são acompanhados pela equipe de Cuidados Paliativos e temos como propósito o cuidado individualizado, olhando para as necessidades do paciente e da sua família. Costumamos fazer algumas atividades, como aniversários, encontro de familiares, comemoração de datas festivas, porque isso é importante tanto para família quanto para o paciente”, explicou a médica.
E foi nesse contexto que um encontro muito esperado aconteceu nos corredores do hospital. A primeira visita de Endrik, de 1 ano e 3 meses, ao seu irmão gêmeo Ravy, que está internado na Santa Casa desde o nascimento. O encontro foi marcado por demonstrações de afeto de toda a família e o registro do primeiro beijo dado por Endrik no amado irmão.
“Me senti muito feliz porque sempre esperamos por esse momento, que significa muito, porque não é fácil ver ele no hospital e ele não ter sentido todos nós juntos a ele. Então foi muito emocionante para todos nós. Fiquei realizada e muito grata a Deus por ter nos dado a oportunidade de estar ao lado dele”, afirmou Jheniffer Assunção, mãe dos gêmeos.
A UTI Pediátrica São Cosme tem 10 leitos com pacientes portadores de doenças crônicas e/ou raras, que dependem de tecnologia para manutenção da vida. O cuidado paliativo é uma política institucional da Santa Casa que estimula esse tipo de ação voltada para o bem estar dos pacientes. Assim como a médica Flávia Paes, a enfermeira Sabrina Almeida também integra a equipe multiprofissional da Unidade responsável pela implementação dos cuidados paliativos, onde estão inseridas as comemorações, passeios e encontros .
“Em relação aos passeios, a gente começou a solicitar o ventilador de transporte para poder levar as crianças para fora para ver um pouco a natureza e o mundo, nem que seja pela janela. Então assim, é um passeio do olhar pela janela, é um passeio de humanização, cuidados humanizados, na questão dos cuidados paliativos, o olhar para esse mundo lá fora”, conta a enfermeira Sabrina Almeida.
Para que o paciente possa sair da UTI para o passeio, é realizada uma avaliação clínica para determinar se ele tem condições de saúde. Assim, dentro dos cuidados paliativos, a indicação de atividade é individualizada e depende da demanda de cada paciente, sempre visando os benefícios para ele e para a família.
Texto: Etiene Andrade
