Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOMENTO INTERRELIGIOSO

Capelania do CIIR promove acolhimento e bem-estar a usuários e famílias em edição alusiva ao Dia da Bíblia

Encontro reuniu usuários, acompanhantes e profissionais no auditório do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) para celebrar a data

Por Danielle Carvalho (CIIR)
10/12/2025 14h04
Capelania no Cetea promoveu integração social entre usuários, responsáveis e profissionais

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promoveu, nesta quarta-feira (10), mais uma edição do Projeto Capelania, atividade mensal realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). O encontro interreligioso, realizado no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), unidade administrada pelo CIIR, proporcionou um ambiente de espiritualidade e convivência, reunindo usuários, acompanhantes e profissionais em uma programação alusiva ao Dia da Bíblia.

A programação pela data nacional, oficializada pela Lei 10.335/2001, também foi realizada na última terça-feira, 9, no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), beneficiando o público atendido pela unidade.

Celebrado anualmente no segundo domingo de dezembro, a data busca manter as Escrituras em destaque e reforçar sua relevância para a vida pessoal, familiar e social. Nesta edição, a Capelania contou com cânticos de louvores, momentos de oração e mensagens sobre o valor histórico e espiritual da Bíblia, ressaltando seu papel na formação ética e no fortalecimento da fé.

A reflexão principal foi conduzida pela Igreja Batista Luz do Evangelho, representada pelo pastor Roberto Gois, convidado a dialogar com os participantes sobre o significado das Escrituras ao longo dos séculos.

Durante o momento, o religioso convidou os participantes a refletirem sobre o significado das Escrituras ao longo dos séculos

Espaço de acolhimento e cuidado – Para a presidente do GTH, Ivana Pimentel, o projeto integra as práticas de humanização do CIIR, oferecendo um espaço de acolhimento independentemente da crença do público participante. Ela destaca que a Capelania é um momento criado para acolher, escutar e fortalecer.

“No CIIR, entendemos que o cuidado integral envolve também a espiritualidade, o descanso emocional e a reflexão. Realizamos esse encontro todos os meses para que usuários, acompanhantes e profissionais encontrem um ambiente seguro de esperança.”

Ainda segundo Ivana, “celebrar o Dia da Bíblia nesta edição da Capelania reforça a importância histórica e simbólica das Escrituras, que dialogam com a vida de tantas famílias que caminham conosco na reabilitação”, enfatizou.

Durante sua participação, o pastor Roberto Gois apresentou uma contextualização histórica da formação da Bíblia e reforçou a importância da data comemorada. Ele destacou ainda os avanços que tornaram o acesso ao conteúdo bíblico mais amplo e inclusivo.

“O Dia da Bíblia é marcante, especialmente para as religiões que utilizam as Escrituras como base de fé. Hoje, a Bíblia está disponível em braile, em áudio e em diversos formatos, facilitando o acesso e a propagação da mensagem. Estar no CIIR, compartilhando esse momento com famílias e pessoas com deficiência, é uma alegria. A palavra de Deus traz consolo, paz e esperança. Jesus Cristo é a nossa esperança”, enfatizou o religioso.

Para Marinete Oliveira, o momento representa um alívio em meio à rotina intensa de cuidados consigo mesma e com o filho, ambos atendidos pelo CIIR

A espiritualidade na vida das famílias – A agricultora Marinete Oliveira, 42 anos, de Ourém, que acompanhava o filho de 9 anos em atendimento, relatou a importância do momento diante da rotina exigente dos cuidados diários.

“A parte espiritual é muito importante para nós. Chegamos cedo, é cansativo, e a rotina com nossos filhos atípicos é pesada. Esse momento é um respiro. Eu sou evangélica e acredito no valor de levar a palavra e o amor de Deus. Parabenizo o CIIR pelo evento e espero que existam mais iniciativas assim, especialmente para nós, mães atípicas.”

Projeto Capelania - Desenvolvido desde 2019 pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com o setor de Arte e Cultura, o Projeto Capelania promove momentos de fé, reflexão e escuta acolhedora, reforçando o cuidado integral no ambiente terapêutico. Com ações de caráter interreligioso, a iniciativa valoriza o diálogo e o respeito à diversidade de crenças, credos e culturas, fortalecendo a convivência harmônica entre diferentes expressões de espiritualidade.

Ao longo de 2025, o CIIR recebeu representantes de diversos segmentos religiosos, ampliando o alcance das práticas espirituais e contribuindo para um ambiente ainda mais acolhedor. As ações seguem as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), que orienta a construção de espaços de cuidado centrados nas pessoas e no respeito às suas vivências individuais.

Momento de oração e fé acolhe participantes, promovendo conforto e renovação espiritual durante os intervalos dos atendimentos de saúde

Referência – O CIIR é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na Rodovia Arthur Bernardes nº 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém. Já o Cetea funciona na rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos, também na capital paraense.

 Texto de Tarcísio Barbosa - Ascom CIIR