Belém recebe Seminário Internacional de Indicações Geográficas (IG) no Porto Futuro II
Programação reúne especialistas do Brasil e de países que integram a Pan-Amazônia, terá painéis temáticos e exposição de venda de produtos com IG
Com a participação de especialistas do Brasil e de países da chamada Pan-Amazônia, será realizado, nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), o III Seminário Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas (III Sigema) – Edição Especial COP 30.
A abertura oficial será a partir das 14h30, com a presença de gestores de instituições públicas e demais convidados. O evento é aberto ao público, que pode se inscrever através da plataforma publicada no site da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realizadora da programação, que ocorrerá no Porto do Futuro II.
O III Sigema conta, também, com o patrocínio da Vale por meio do Instituto Tecnológico Vale. O Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau), coordenado pela Sedap, também financia a programação.
A finalidade é divulgar as potencialidades da sociobiodiversidade da Amazônia, conectando projetos de inovação aos saberes locais, com proteção da origem dos produtos associada a ações de mitigação e ajustes às mudanças climáticas, segundo informou a coordenadora do Programa Estadual de Incentivo às Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Estado do Pará, Márcia Tagore, engenheira agrônoma da Sedap.
Potencialidades - O Pará conta com quatro produtos que já conquistaram a Indicação Geográfica: amêndoa de cacau de Tomé-Açu – município localizado no nordeste paraense -, o queijo do Marajó, a farinha de Bragança – município situado também na região nordeste do estado e o waraná (guaraná) da terra indígena Andirá-Marau, localizada entre os estados do Pará e do Amazonas.
“Esses e outros produtos paraenses com potencialidade para obter a IG estarão sendo apresentados ao público durante os dois dias de evento. É aberto ao público, em geral. Quem quiser se inscrever basta acessar o link contido na página da secretaria (Sedap) ou também no local do evento, Inclusive teremos sorteios de brindes entre os participantes”, anunciou a coordenadora.
No total, serão 13 estandes com produtos da sociobiodiversidade da Amazônia que poderão ser conferidos pelos visitantes. Entre os convidados de outros países que participarão da programação estão os representantes da IG Papas Nativas de Ayacucho (Peru),Edilberto Soto Tenorio, que participará da solenidade oficial de abertura, da IG del Ñeembucú, Juan Arturo Benitez, do Paraguai e da IG Te Argentino, Adriana Yanñez.
O titular da Sedap, Giovanni Queiroz, fará a abertura oficial da programação, que contará, ainda, com a participação de representantes dos produtos com potencialidades para a aquisição da IG, como é o caso do mel de São João de Pirabas, do cacau do assentamento Tuerê, do município de Novo Repartimento, no sudeste paraense e do cacau do Combu, além do açaí do Pará. Também haverá exposição dos trabalhos do Comitê Gestor Estadual para Inovação Agropecuária (CGEIA).
A programação completa bem como o acesso às inscrições podem ser feitas através de link, na internet, acesse aqui, no site da Sedap.
Serviço: O III Sigema será realizado nos próximos dias 11 e 12, no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia - Porto Futuro II, Armazém 5, na Avenida Marechal Hermes, 14, Reduto, Belém – Pará. A abertura oficial será a partir das 14h30. Toda a programação terá entrada gratuita.
