Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO PEDAGÓGICO

Escolas Tecnológicas do Estado investem em práticas criativas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/07/2015 13h15

A rede composta pelas 18 escolas tecnológicas do Estado, que congrega 23 mil estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em cursos regulares e técnicos, conta com iniciativas que incentivam a criatividade dos estudantes e professores para reforçar conteúdos trabalhados em salas de aula.

Entre as práticas incentivadas pela direção das escolas estaduais em sintonia com a Coordenadoria de Educação Profissional (COEP), da Secretaria de Educação, destacam-se a reciclagem de materiais diversos, horta escolar, produção artesanal de sabão ecológico e preparação de essências e óleos, desenvolvidas por estudantes e professores nas escolas tecnológicas de Tailândia, Santa Izabel do Pará e Vigia de Nazaré.

Um dos resultados desse trabalho foi a produção de um figurino para um casal de noivos, confeccionado em material reciclável - no caso, o alumínio dos lacres de lata de cerveja e refrigerante e sacolas plásticas. Os trajes foram elaborados por alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Vigia de Nazaré.

Com os lacres de alumínio os estudantes confeccionaram uma camisa masculina, a ser usada pelo noivo. Já o vestido da noiva foi feito a partir do reaproveitamento de sacolas plásticas brancas, utilizadas em larga escala no setor do comércio.

O trabalho foi desenvolvido no mês de junho, em razão das comemorações pelo Dia do Meio Ambiente, tema de uma programação organizada pela escola em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria de Meio Ambiente de Vigia. Sob a coordenação dos professores Lucival de Souza Júnior e Heloísa Souza, foram realizadas oficinas e documentários abordando a temática nos ambientes urbano e rural do município.

Também foi organizado um mutirão para coleta de resíduos de óleo de cozinha junto à comunidade. Todo o material recolhido foi repassado a empresas que utilizam esses resíduos para a confecção de sabão. Em outra frente, os alunos ajudaram na distribuição de placas de educação ambiental em locais específicos na cidade.

A escola promoveu, ainda, uma gincana aberta à comunidade, para arrecadação de papel enviado à reciclagem. E para apadrinhar a atividade, os alunos confeccionaram um boneco todo em papel reciclado, eleito o mascote da ação, que rendeu à instituição, como prêmio, uma impressora e objetos domésticos.

Na ET de Tailândia, os estudantes investem na horta escolar e no reaproveitamento de pneus para criação de objetos de decoração que realçam o ambiente escolar. Em Santa Izabel do Pará, a ET local incentiva atividades de confecção de sabão ecológico, óleos e essências, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)m além da horta escolar.