No aniversário de 60 anos, Emater recebe homenagem da Câmara Municipal de Altamira
Legislativo municipal celebrou com moção de aplauso as seis décadas de atuação do órgão estadual de assistência técnica e extensão rural
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) recebeu da Câmara de Vereadores de Altamira, uma moção de aplauso pelos 60 anos de existência. A homenagem oficial pelo aniversário, comemorado nesta quarta-feira (3), é parte de uma programação extensa em todo o Pará, e abrange, também, o Dia Nacional do Extensionista Rural, celebrado no próximo dia 6 de dezembro.
Em Altamira, ao longo da Semana Paraense da Extensão Rural, este ano, de segunda-feira (1º) até o sábado (6), o escritório local da Emater, polo Xingu, ainda dará apoio a um seminário sobre pecuária leiteira, organizado pela ONG Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP) no assentamento federal Assurini. No evento, que deve reunir mais de 20 famílias, a ONG vai entregar equipamentos e maquinários.
“A assistência técnica e extensão rural [ater] públicas é uma conjuntura de planejamento, metas, ações, produtos e políticas públicas do Governo do Pará. A Emater atua com muito: cadastro ambiental rural [caf], crédito rural, lar [licença ambiental rural], caf [cadastro nacional da agricultura familiar]. Tudo é busca e caminho, ferramenta, para um mundo rural mais justo, sustentável e solidário. No início dos trabalhos na Transamazônica, a Emater foi protagonista no ensejo de levar mudas de cacau e tecnologia da cadeia produtiva para o agricultor familiar, junto com a Ceplac [Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira]. Isso é nossa história”, disse o supervisor regional da Emater em Altamira, técnico em agropecuária e engenheiro agrônomo Júlio Albuquerque, em entrevista ao vivo, na última terça-feira (2), à Rádio Mirante FM (99.1), daa região.
“Todas as propriedades pelas quais passamos falam da importância da Emater no desenvolvimento da região. Pecuária, orientação sobre cultivo, manejo e conservação de solo, porque a base de produção de alimentos é o solo. É fato que o agricultor familiar reconhece toda a jornada dos extensionistas do Governo do Pará, por meio da Emater. O resultado do Pará é ser o maior produtor de cacau do Brasil, segundo maior rebanho de pecuária. São 60 anos da Emater iluminando o campo com esperança, trabalho e dedicação. Que nossa existência continue inspirando gerações”, afirma o gestor.
Texto de Aline Miranda
