Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

No aniversário de 60 anos, Emater recebe homenagem da Câmara Municipal de Altamira 

Legislativo municipal celebrou com moção de aplauso as seis décadas de atuação do órgão estadual de assistência técnica e extensão rural

Por Governo do Pará (SECOM)
03/12/2025 10h47

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) recebeu da Câmara de Vereadores de Altamira, uma moção de aplauso pelos 60 anos de existência. A homenagem oficial pelo aniversário, comemorado nesta quarta-feira (3), é parte de uma programação extensa em todo o Pará, e abrange, também, o Dia Nacional do Extensionista Rural, celebrado no próximo dia 6 de dezembro.  

Em Altamira, ao longo da Semana Paraense da Extensão Rural, este ano, de segunda-feira (1º) até o sábado (6), o escritório local da Emater, polo Xingu, ainda dará apoio a um seminário sobre pecuária leiteira, organizado pela ONG Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP) no assentamento federal Assurini. No evento, que deve reunir mais de 20 famílias, a ONG vai entregar equipamentos e maquinários. 

“A assistência técnica e extensão rural [ater] públicas é uma conjuntura de planejamento, metas, ações, produtos e políticas públicas do Governo do Pará. A Emater atua com muito: cadastro ambiental rural [caf], crédito rural, lar [licença ambiental rural], caf [cadastro nacional da agricultura familiar]. Tudo é busca e caminho, ferramenta, para um mundo rural mais justo, sustentável e solidário. No início dos  trabalhos na Transamazônica, a Emater foi protagonista no ensejo de levar mudas de cacau e tecnologia  da cadeia produtiva para o agricultor familiar, junto com a Ceplac [Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira]. Isso é nossa história”, disse o supervisor regional da Emater em Altamira, técnico em agropecuária e engenheiro agrônomo Júlio Albuquerque, em entrevista ao vivo, na última terça-feira (2), à Rádio Mirante FM (99.1), daa região. 

“Todas as propriedades pelas quais passamos falam da importância da Emater no desenvolvimento da região. Pecuária, orientação sobre cultivo, manejo e conservação de solo, porque a base de produção de alimentos é o solo. É fato que o agricultor familiar reconhece toda a jornada dos extensionistas do Governo do Pará, por meio da Emater. O resultado do Pará é ser o maior produtor de cacau do Brasil, segundo maior rebanho de pecuária. São 60 anos da Emater iluminando o campo com esperança, trabalho e dedicação. Que nossa existência continue inspirando gerações”, afirma o gestor. 

Texto de Aline Miranda