Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO
English Version

Hospital Abelardo Santos capta mais de 670 bolsas de sangue e é homenageado pelo Hemopa

Com esse resultado, mais de mil pessoas serão beneficiadas, fortalecendo a rede pública de saúde do governo do Pará

Por Diego Monteiro (HRAS)
26/11/2025 14h09

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém, foi homenageado, nesta quarta-feira (26), pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), ao receber o prêmio da Gincana Solidária de Doação de Sangue. A instituição alcançou o segundo lugar entre os órgãos que mais conseguiram doadores, totalizando 674 bolsas coletadas.

Para atingir esse resultado, voluntários e profissionais do HRAS aderiram à campanha promovida entre outubro e novembro. A ação faz parte do calendário anual do Hospital Abelardo Santos e do Hemopa, reforçando o compromisso com a promoção da saúde e o estímulo à doação espontânea. A quantidade arrecadada tem capacidade para beneficiar até 1.068 pessoas.

De acordo com o diretor-geral do HRAS, Flávio Tavares, o reconhecimento representa uma contribuição relevante para toda a rede estadual de saúde. “O envolvimento da nossa equipe evidencia que o Abelardo Santos não se dedica apenas ao cuidado direto ao paciente, mas também a iniciativas que fortalecem todo o sistema público em todo Pará. Por isso, o resultado gera grande satisfação”, afirmou.

Complexidade

Referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública de saúde do Governo do Pará. Nos últimos três anos (2023, 2024 e 2025), a unidade realizou 32.368 cirurgias. Para que muitos desses procedimentos sejam efetivos, é necessário o uso de bolsas de sangue, garantindo a segurança dos pacientes e a eficiência dos tratamentos.

O diretor técnico, o médico Marcel Ramalho, ressalta a importância desse ato. “Em diversas situações, a bolsa de sangue é o que permite que a cirurgia continue sem oferecer riscos ao paciente. Esse compromisso fortalece não apenas os estoques do Hemopa, mas também assegura que o HRAS siga salvando vidas todos os dias com a ajuda solidária de quem escolhe doar sangue”, enfatizou.

Por fim, o enfermeiro da Agência Transfusional, Edilson Cardoso Júnior, complementa: “Nosso trabalho é contínuo: envolve esclarecer usuários, sensibilizar profissionais e reforçar a importância de cada doação. Manter o banco abastecido é um desafio permanente, e só alcançamos essa meta quando todos compreendem que uma única bolsa pode ser determinante para salvar várias vidas”.

HRAS

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Reconhecido pelo atendimento à mulher, criança e população indígena, somente em 2024 realizou mais de um milhão de atendimentos, entre cirurgias de média e alta complexidade, exames e consultas, entre outros procedimentos.

A estrutura conta com pronto-socorro pediátrico, ginecológico e obstétrico 24 horas, além de 670 leitos distribuídos entre emergência, cirurgia, internação clínica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). Também é uma das principais maternidades do Estado, realizando mais de 5 mil partos por ano, e dispõe de um centro de terapia renal.