Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL
English Version

Governo do Estado presta apoio às vítimas de incêndio no bairro do Guamá, em Belém

Seaster promoveu o levantamento das necessidades imediatas, e providencia o pagamento do benefício social eventual às famílias atingidas

Por Luana Taveira (SEASTER)
20/11/2025 12h32
Nesta quinta-feira (20), moradores mostram os prejuízos sofridos com o incêndio que atingiu casas no Guamá, em Belém

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), esteve nesta quinta-feira (20) no bairro do Guamá, em Belém, no local onde um incêndio atingiu à moradia de duas famílias, sendo uma com perda total e outra com perda parcial dos bens.

 A atuação da Seaster inclui o levantamento das necessidades imediatas. A secretaria aguarda um relatório socioeconômico disponibilizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Belém , para que, posteriormente, seja autorizado o pagamento do benefício eventual às famílias atingidas.

"O Governo do Pará atua de forma comprometida para com a população que mais precisa, e por meio do apoio prestado, conseguimos assegurar que estas famílias tenham um suporte para recomeçar. O nosso papel é estar ao lado destas pessoas e disponibilizar condições apropriadas para que possam superar este momento difícil", ressaltou Inocencio Gasparim, titular da Seaster.

Benefício

Os benefícios eventuais são previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). O auxílio é oferecido aos cidadãos e famílias que não têm meios de enfrentar, por conta própria, situações adversas, como nascimento, morte, vulnerabilidade temporária ou calamidade pública — circunstâncias que comprometem a manutenção da vida com dignidade. 

O benefício é concedido por até cerca de três meses, no valor equivalente a um salário mínimo por mês. A ação integra a política pública de proteção social executada pelo Governo do Pará, por meio da Seaster, que assegura direitos para o enfrentamento de situações emergenciais, com o objetivo de promover mais dignidade, segurança de renda e recomeço às famílias em vulnerabilidade, reafirmando o seu compromisso com uma assistência social humanizada e eficiente.