Pavimentação da TransCarajás qualifica rotina de moradores e motoristas no sudeste do Pará
Nove meses após a entrega da nova via, usuários apontam maior segurança e rapidez ao percorrerem os 26 quilômetros entre Canaã dos Carajás, Parauapebas e Xinguara
Desde que foi entregue pelo governador Helder Barbalho, em 8 de fevereiro de 2025, a pavimentação da rodovia TransCarajás (PA-160) tem transformado, para melhor, a vida de milhares de paraenses que dependem diariamente do trecho que liga Canaã dos Carajás a Parauapebas e Xinguara.
Com investimento de cerca de R$ 40 milhões, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), asfaltou 26 quilômetros da rodovia, que agora totaliza 120 km de extensão pavimentada.
Mais do que melhorar a trafegabilidade, a obra é estratégica para o escoamento da produção agrícola e pecuária da região, fortalecendo a economia local. Durante a execução do projeto, iniciada em 2024, cerca de 100 empregos diretos e indiretos foram gerados, o que contribuiu para aquecer a economia local, de comércio e serviços da região.
“A TransCarajás representa uma obra estratégica para o desenvolvimento da região de Carajás. Ela não apenas garante o escoamento da produção agrícola e mineral, mas também promove a mobilidade segura de moradores e produtores, além de gerar empregos e movimentar a economia local. Com a expansão de novos trechos, como a Transcanadá, reforçamos nosso compromisso com a infraestrutura rodoviária, fortalecendo a conectividade entre municípios e criando condições para o crescimento econômico e social sustentável de toda a região”, informou o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira.
A TransCarajás conecta municípios à BR-155, na altura do município de Xinguara, e também integra as regiões sudeste e sul do Pará, tornando-se um elo de desenvolvimento para a população.
Pavimentação melhora a vida de condutores e passageiros
Sete meses após a entrega, quem depende da TransCarajás sente os benefícios. Se antes trafegar pela rodovia era sinônimo de lama, poeira e buracos, hoje a realidade é bem diferente. O asfalto trouxe mais agilidade e qualidade de vida para quem utiliza o trecho diariamente.
“Ficou ótimo, mais rápido para a gente se locomover daqui para Xinguara, Eldorado dos Carajás e Marabá. Antes era complicado, tinha buracos demais. Eu quase não usava essa estrada, mas agora é mais rápido e seguro”, conta Claudiano Batista, cobrador de ônibus.
A auxiliar de serviços gerais Raquel Santos também relata a mudança. "Ando por aqui desde quando era estrada de chão. O asfalto aqui foi muito bom. Antes tinha lama, buraco.
Algumas pessoas nem usavam essa estrada, porque era complicado quando chovia. Agora, com asfalto, a vida melhorou. Antes, eu levava 15 ou 20 minutos pra conseguir chegar em casa. Agora, em dez minutos, já chego. Esse asfalto era esperado por nós. Desde criança, eu ouvia dizer que ia passar asfalto, mas a demora foi tanta que eu até duvidava. Mas graças a Deus chegou e a vida só melhorou", destaca.
Para quem percorre longas distâncias, a diferença também é notável. “Ir de Parauapebas a Araguaína era complicado, com pedregulho, lama e areia. Agora, levo pouco mais de 30 minutos no trajeto asfaltado. É uma economia de tempo enorme”, comemora o empresário Valmir Lopes.
Investimentos - A TransCarajás recebeu intervenções de grande porte, como terraplanagem, implantação de base e sub-base, redes de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização. Essas obras garantem melhorias significativas na mobilidade, acessibilidade e segurança, facilitando tanto o transporte de mercadorias quanto o deslocamento da população local.
Texto: Tamiris Amorim
